instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Navegação computadorizada é usada para dar maior precisão nas operações de ombro

Publicado em .

A navegação computadorizada na artroplastia reversa do ombro é um dos procedimentos cirúrgicos inovadores na ortopedia que vem sendo realizado no Hospital Santa Rita. 

A artroplastia reversa do ombro é um procedimento que trata lesões irreparáveis de tendões do manguito rotador. Além disso, é efetiva em casos de fraturas graves ou para corrigir falhas de cirurgias que deram errado.

Já o método da navegação alia tecnologia, conhecimento, experiência profissional da equipe médica e representa o futuro da ortopedia, trazendo esperança e qualidade de vida para o paciente.

O especialista em cirurgia ortopédica, Jair Simmer Filho, explica que a navegação computadorizada permite obter mais precisão e eficiência nas cirurgias ortopédicas, garantindo uma recuperação mais rápida e melhores resultados para os pacientes.

“O procedimento é realizado para devolver a mobilidade do ombro do paciente com perda do movimento que já não tem os tendões (manguito rotador) e para diminuir a dor no ombro. A cirurgia é feita com uma tecnologia muito nova que utiliza a navegação, ou seja, a cirurgia é assistida por uma navegação computadorizada. Nós pegamos as informações e o planejamento que fizemos com a tomografia do paciente no pré-operatório e espelhamos com o que estamos fazendo na hora da cirurgia baseado em sensores que instalamos no próprio osso do paciente. Com a tecnologia, conseguimos corrigir distorções da anatomia com excelentes resultados”, garante o médico.

O Hospital Santa Rita fez neste ano nove operações com a nova tecnologia. “A navegação exige um treinamento e uma técnica do médico para ser realizada sendo voltada para casos mais complexos que demandam mais deformidade óssea e mais correções angulares.Neste ano, fizemos nove operações. Os custos operacionais também são maiores. No entanto, vale salientar que com a navegação corrigimos o grau que planejamos no software antes. Executamos a cirurgia primeiro no computador e o GPS permite a espelhação posicionando o implante da maneira planejada”, reforça Simmer. 

Crédito da foto: divulgação/HSR

Principais benefícios