ESG: medidas que podem agregar muito valor na gestão da Saúde
Publicado em .
Atualmente, o termo ESG tem recebido grande atenção no campo da Saúde. A sigla, que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português), representa um conceito que busca contemplar os aspectos ambientais, sociais e de governança, visando beneficiar não apenas profissionais e pacientes, mas também, hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde e outras instituições do setor.
Impulsionados pela nova configuração social na sociedade pós-pandemia, o compromisso com o ESG no gerenciamento da Saúde tem se tornado um importante tema para repensar novos modelos e melhorar a assistência de forma sustentável.
No aspecto ambiental, a preocupação com a gestão dos resíduos gerados pelos hospitais, entre outas questões, são pilares essenciais para construir um futuro melhor. Embora o assunto sustentabilidade não seja algo novo, existe a necessidade ainda maior de agir com urgência. Analisar desperdícios, encontrar formas adequadas de descarte e investir na digitalização dos processos são alguns dos caminhos adotados para se chegar a um impacto positivo na organização.
Em relação ao aspecto social do gerenciamento, as instituições de Saúde desempenham um papel que vai além da prestação de serviços. Elas se tornam, também, referências nas comunidades das quais fazem parte. É preciso entender a importância desse papel, para que possa beneficiar cada vez, um número maior de pessoas.
Sobre governança, a igualdade salarial, valorização de profissionais são exemplos de medidas fundamentais para melhorar o ambiente de trabalho e, consequentemente, contribuir para que seja prestado um atendimento ainda mais humano aos pacientes.
Quando se trata de equilíbrio, a governança sustentável inclui um controle financeiro e fiscal aprimorado, a valorização de talentos, melhorias na imagem da instituição perante investidores, fornecedores, colaboradores e clientes, além da possibilidade de criar novos produtos e até mesmo, modelos de negócio.
Em resumo, o ESG vai além do lucro financeiro, valorizando práticas sustentáveis, responsabilidade social e governança sólida como componentes essenciais para o sucesso empresarial a longo prazo.