instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

VAH

Crédito da foto: Vitória Apart

Programa de residência médica está com inscrições abertas

Publicado em .

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para residência médica no Vitória Apart Hospital. As vagas são para os programas de Anestesiologia, e Ortopedia e Traumatologia, com início em 2025. Os interessados têm até o dia 14 de novembro para se inscrever no site do hospital, em Vitória Apart.

São três vagas para a residência em Anestesiologia, e duas para Ortopedia e Traumatologia. Os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e têm duração de três anos.

“São programas muito procurados, reconhecidos no mercado como boas residências e, normalmente, os meninos saem tão preparados que o próprio serviço absorve alguns deles. O índice de aprovação na prova de título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia é altíssimo. São dois programas muito bons, que preparam os jovens médicos para serem excelentes profissionais a serviço da saúde”, afirma Luana Tamara Pescuite, coordenadora da Comissão de Residência Médica do hospital.

Seleção

O processo seletivo é composto por duas provas. A primeira etapa é uma avaliação escrita de conhecimentos teóricos, e será aplicada no dia 25 de novembro. A segunda etapa é uma prova prática, de avaliação profissional com entrevista, marcada para o dia 05 de dezembro.

A lista final, com o nome dos aprovados, será divulgada no dia 23 de dezembro, no site do Vitória Apart Hospital.

Residência Médica 2025

Cursos: Anestesiologia, e Ortopedia e Traumatologia

Inscrição: até 14 de novembro em https://www.vitoriaaparthospital.com.br/.

Taxa de inscrição: R$ 400

Provas: 1ª etapa em 25 de novembro; 2ª etapa em 5 de dezembro

Resultado final: 23 de dezembro

Crédito da foto: Vitória Apart

Estudo da Demografia Médica

Segundo a Demografia Médica, publicada em 2023, a Residência Médica (RM) é regulamentada no Brasil desde 1977 e é destinada à especialização de profissionais médicos. Caracteriza-se por treinamento em serviço, sob responsabilidade de instituições de saúde que podem ser universitárias ou não. O ingresso na RM é realizado por meio de processo seletivo e chamamento público.

A duração da RM varia de dois a cinco anos e a especialização em áreas de atuação pode acrescentar um ou mais anos de residência.

Vale salientar, no entanto, que não é obrigatório cursar RM para exercer a medicina no Brasil. Segundo o estudo apresentado pela Demografia Médica, há profissionais da área que adiam a entrada na RM ou decidem não cursá-la para atuarem apenas como generalistas.

O desafio para os novos formandos é superar os obstáculos que impedem o preenchimento e ocupação de vagas de RM autorizadas. Um dos caminhos apresentados pelo estudo é diminuir as desigualdades regionais na oferta de vagas de RM e na presença de médicos residentes, o que pode ter impacto na melhor distribuição de médicos especialistas no país.