instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Saúde em Fórum

por Dra. Alice Sarcinelli

Hospital STRITA

Crédito da foto: instagram/@hospitalsantarita

Hospitais investem em certificações e acreditações

Publicado em .

Atualmente, existem ferramentas indispensáveis para que as instituições de saúde tenham maior eficiência em seus serviços, proporcionando mais qualidade para seus pacientes. Ao mesmo tempo, elas podem alcançar seus objetivos, padronizando processos, reduzindo custos e mantendo suas equipes capacitadas. 

Crédito da foto: instagram/@hospitalsantarita

Diferencial para o atendimento de excelência

As certificações e acreditações hospitalares estão aí para fazer a diferença no mercado hospitalar. Pelo fato de conseguirem entregar credibilidade, assegurar a efetividade de práticas de gestão, bem como, serem um referencial seguro de aprimoramento contínuo para as práticas médicas.

Certificações e acreditações hospitalares não são apenas selos bonitos na parede, pois elas garantem que o hospital adere aos mais altos padrões de qualidade e segurança. A acreditação hospitalar é um processo de avaliação externa realizado por organizações independentes que analisam os padrões de qualidade e segurança de um hospital. 

Já a certificação é a confirmação formal de que um hospital cumpre determinados requisitos e padrões específicos, geralmente baseados em normas reconhecidas internacionalmente. No âmbito hospitalar, ambas servem para garantir que os hospitais sigam práticas recomendadas e padrões de excelência, o que resulta em um atendimento mais seguro e eficaz para os pacientes.

Essas avaliações periódicas incentivam a melhoria contínua dos processos internos, promovem a transparência e aumentam a confiança do público nas instituições de saúde. A certificação tem como objetivo garantir a conformidade com normas e padrões específicos, utilizando processos de avaliação detalhada baseada em normas técnicas, como a ISO 9001. Cada processo é minuciosamente revisado para garantir o cumprimento dos requisitos estabelecidos.

Por outro lado, a acreditação busca avaliar e aprimorar continuamente a qualidade e segurança do atendimento. Seu processo envolve uma análise abrangente dos sistemas e processos de um hospital, incluindo aspectos como governança, segurança do paciente e gestão de riscos.

Ambos os processos se complementam na busca pela excelência em saúde. Enquanto a certificação estabelece uma base sólida de conformidade com normas técnicas, a acreditação impulsiona a melhoria contínua e a excelência no atendimento. Juntos, formam um sistema robusto de garantia da qualidade hospitalar.

Segundo a Organização Nacional de Acreditação, 621 hospitais no Brasil são acreditados. No Espírito Santo, apenas 13 instituições de saúde têm acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3, entre elas, uma instituição filantrópica, o Hospital Evangélico de Vila Velha, instituições privadas, e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves.

Um número alarmante vem à tona no cenário da saúde brasileira em 2024: a quantidade de hospitais acreditados. Apenas 9,7% possuem Acreditação, a certificação que atesta a qualidade dos serviços prestados. Essa constatação levanta sérias questões sobre a segurança e eficácia dos serviços oferecidos à população, além de destacar a necessidade urgente de melhorias no sistema de saúde.

 

Certificações

O Centro de Pesquisas do Hospital Santa Rita recebeu o Certificado GSK PEER Site, como um centro preferencial no Brasil para participar dos estudos clínicos do Laboratório GSK.

Essa parceria ajuda a impulsionar a busca por novos medicamentos e amplia o cuidado com os pacientes.

A GlaxoSmithKline (GSK) é uma empresa global de saúde que pesquisa, desenvolve e fabrica medicamentos, vacinas e produtos de saúde, com centros de pesquisa brasileiros participando de estudos globais e multicêntricos. Pelo setor de tratamento ao câncer, a GSK estima receber mais 1,5 bilhão de dólares, em relação aos resultados futuros, principalmente na parte de pesquisas.

“O nosso Centro de Pesquisas participa de inúmeros trabalhos em âmbito nacional e internacional, em parceria com importantes laboratórios. Reunimos mais de 50 estudos e pesquisas. Receber o Certificado GSK PEER Site nos dá muito orgulho pela importância do reconhecimento ao nosso trabalho, além de certificar para o mercado a excelência das pesquisas e estudos realizados no Hospital Santa Rita”, informa Dr. Gláucio Bertollo, oncologista clínico e coordenador do Centro de Pesquisas do Hospital Santa Rita.

Sobre a GlaxoSmithKline

As empresas farmacêuticas Novartis e GlaxoSmithKline (GSK) realizaram uma profunda reformulação nos seus negócios, depois de acordos anunciados no começo do ano.

A suíça Novartis comprou a divisão de oncologia (medicamentos contra o câncer) da GSK, britânica, por 14 bilhões de dólares e vendeu seu setor de vacinas (com exceção das vacinas contra a gripe) por 7,1 bilhões.

A GSK se tornou, com a transação, a quinta maior produtora de vacinas do mundo.

 

Três níveis de acreditação

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) faz certificações em diferentes níveis, permitindo avaliar a melhoria contínua na gestão de processos das instituições de saúde. A Entidade pode ser acreditada ONA em três níveis: Nível 1 – Acreditado: São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, e a organização de saúde deve cumprir os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. O certificado é válido por dois anos. Nível 2 – Acreditado Pleno: Além dos padrões de qualidade e segurança, a entidade precisa ter um bom desempenho de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por dois anos. Nível 3 – Acreditado com Excelência: Além da avaliação dos níveis 1 e 2, esta acreditação engloba a excelência em gestão, comportando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. É exigência dessa categoria que haja provas do uso da tecnologia da informação em prol da segurança do paciente. O certificado é válido por três anos.