A conexão entre sustentabilidade e consumo consciente
(Colab de Edy Lopes com Sant’ art – crochê sustentável co sacolas plásticas)
A conexão entre estes segmentos que remetem à identidade, cultura e história de vida do consumidor estão cada vez mais fortes do que nunca! Tem ganhado espaço e dialoga cada vez mais com outros setores da economia, entre eles a moda e a decoração.
A consolidação dos novos modelos de trabalho trouxe a ressignificação das moradias, com espaços que possibilitem a integração e o convívio social, dando maior importância para as vestimentas e peças decorativas e até utilitárias que trazem conforto, aconchego e principalmente memórias afetivas.
Por sua vez, o consumo sustentável e consciente, inclusive no vestuário, é tendência que veio para ficar, com valorização da identidade cultural do país. A moda cada vez mais insere o trabalho artesanal e se fortalece. O artesanato sustentável está super em alta.Materiais inusitados sendo matéria prima como o trabalho do crochê com sacolas plásticas trazendo a técnica milenar com esse resíduo que tanto é agressivo ao meio ambiente, pois poucas sacolas são biodegradáveis.
O macramé ganhando cada vez mais espaço nas mais diversas vertentes de públicos e poder aquisitivo. E o tricô? Ah, o tricô! Essa técnica de entrelaçar fios também está super em alta. Uma verdadeira obra de arte. Os pontos bem feitos e os detalhes cuidadosamente trabalhados fazem dessas peças especiais e vem com desenhos divertidos e alegres dando aquele toque moderno nas peças.
O movimento de pertencer
(divulgação Prada)
A exclusividade, pertencimento, identidade e a sustentabilidade fazem todo sentido deste movimento cada vez mais forte. Proporcionando trabalho, renda e desenvolvimento a quase todos os municípios em que a produção artesanal está presente em várias faixa etárias também. O artesanato brasileiro mostra-se cada vez mais fortalecido com mais de 8,5 milhões de artesãos espalhados por todos os estados.
A agregação do artesanato potencializa a moda com a tendência e gosto por práticas estéticas ligadas ao “feito à mão”. Tal posicionamento vem ganhando mais valor pelas demandas das redes sociais por mostrar pessoas reais fazendo coisas, seus locais e cotidianos.
Uma grande oportunidade para a inserção dos artesãos que podem utilizar as redes sociais, postando fotos dos seus produtos e demonstrando possibilidades de uso em ambientes decorados e lojas especializadas. Além da participação em eventos que sejam foco de estilistas, moda circular, trabalhos autorais e atraindo muito também outros formadores de opinião.
Trazendo visibilidade e rentabilidade as artesãs. Valorize o trabalho artesanal. Você pode fazer a diferença na hora das suas escolhas ao se vestir. Precisamos refletir o quão importante são estas escolhas não só nas nossas vidas , mas nas vidas destas artesãs e destas marcas que apoiam o trabalho artesanal.
Edy Lopes é jornalista e estilista sustentável com mais de 30 anos no mercado da moda. Já atuou em grandes fábricas como Balãozinho, Anarquia, trabalhou na Agência Enfoque MKT, onde uma das funções era selecionar figurinos para programas e novelas das emissoras de TV aberta.
Atualmente continua seu trabalho autoral de reuso criativo, tem o projeto terapia no cabide é uma das founders do Breshow Vix , Manas Produções e Eventos e uma das idealizadoras do evento EU amo BRECHÓ.
Jornalista conceituada, foi uma das precursoras das colunas de moda de sites como O Tosko , Cláudia Manhães, revista Bem Viver, entre outros. foi colunista do Jornal Notícia Agora e apresentadora de TV
Edy Lopes chega na coluna para entregar temas relevantes, curiosidades, bastidores, novidades , atualidades, moda sustentável , circular e um novo olhar mostrando que a moda com propósito e conceito são fundamentais para que possamos trabalhar nosso autoconhecimento e mostrar que moda não é só o “look do dia” .