As verdades que as mulheres de 50 anos querem falar as mais jovens

Quando jovens, damos muita importância ao que as pessoas pensam a nosso respeito. À proporção que vamos ficando mais velhas, as opiniões alheias já não nos interessam tanto. A vida seria muito maravilhosa se pudéssemos viver aos 20,25 anos com a mentalidade que temos hoje aos 50 anos. Pensando assim, resolvi partilhar com vocês, algumas verdades que se você concordar, pode tomar como sua a partir de agora e ser muito mais feliz.

1- Você é muito mais bonita do que se vê. A mídia de uma maneira geral criou uma mulher com medidas e formas impossíveis de seguir à risca. É como se tudo o que fosse diferente e não se encaixasse dentro deste padrão, não estivesse correto. Mas nós, mulheres reais, sabemos que é impossível estarmos bem o tempo inteiro. Então minha amiga, se olhe no espelho, sorria para você e acredite, você é bonita sim. Mesmo não estando dentro do “padrão exigido”, temos nossa essência e nossa beleza individual. Cada mulher carrega em si a sua própria sensualidade, o seu carisma e beleza. O que você precisa é deixar fluir e ir se descobrindo. Experimente!

2- A vida é bela e muito melhor do que parece. Lembre-se: mesmo que você esteja passando por problemas gigantescos, a vida existe além deles, e é bonita. Aprecie o lado bom, procure olhar além da visão.

3- Seja você mesma. Assuma-se! Sim. Cada uma de nós nasceu com o dom especial de encantar. Então esqueça as regras. Seja a exceção e assuma seu jeito. Dê ao mundo o seu melhor. Você é original. Não copie ninguém

4- Guarde dinheiro. No futuro, você vai lembrar de mim e se puder vai até agradecer a dica. Comece com o que você puder, 20,30 reais. Mas, seja sábia. Um dinheirinho guardado vai ser útil no seu futuro.

5- Cuide da sua saúde. Exercite-se, alimente-se bem, beba água, cuide dos seus cabelos, da sua pele, cuide de você. Sem exageros tome sol, durma bem, beba com moderação, pratique o desapego (de coisas e até de pessoas). Saúde é o mais importante para você ter uma vida longa

6- Não guarde nada para usar depois. Tirando o dinheiro que já disse acima você deve procurar fazer uma reserva, use tudo o que você puder hoje. Não espere aquela data “especial” chegar para usar um sapato novo, use a prataria e as taças com sua família hoje. Faça mais por você hoje.

7- Não guarde mágoa. Não guarde mágoa de ninguém. Releve, perdoe. Parece fácil, mas, muita gente diz que “perdoa mas não esquece” e fica ali, ruminando aquela mágoa. Desapegue dos maus sentimentos, assuma o controle das suas emoções e tenha saúde.

8- Não tenha medo de errar. Arrisque -se! A vida vale os riscos. Assuma as responsabilidades e consequências pelas suas escolhas, mas, lembre-se: é errando que se aprende. A vida minhas queridas é uma só. Se preciso for, recomece.

9- Ame muito. Não tenha medo de amar e de se entregar. Aquela conversa de que “todos os homens são iguais”, ou “tenho o dedo podre para escolher”. Não é verdade. Se você aprender com seus erros, na próxima escolha fará diferente. Estar com alguém é sempre bom. Rejuvenesce a pele, traz um brilho novo para o olhar. Ame intensamente, permita-se !

Izabel Mendonça é jornalista, autora dos livros: “Lisboa com Afeto”e “Encontro e outros contos” e comanda o podcast Se Liga Mulher aqui na Rede Vitória.

@seliigamulher