Você sabia que a incidência da incontinência urinária e dos prolapsos de órgãos genitais tem aumentado muito no Brasil?
Essas condições interferem na qualidade de vida das mulheres causando incômodo, constrangimento e até o afastamento do convívio social.
Queixas comuns são: a perda de urina aos esforços, dificuldade de segurar o xixi, sensação de peso ou abaulamento na vagina, dor nas relações sexuais ou ainda dificuldades para evacuar.
Todos esses problemas podem decorrer da exposição a fatores de risco como a hereditariedade, obesidade, diabetes, doenças neurológicas, dentre outros.
A idade avançada também oferece maior risco por conta da redução dos hormônios femininos que causam atrofia e ressecamento vaginal. O número de gestações, as lacerações de parto e trabalhos de parto muito demorados também são situações que podem favorecer a ocorrência desses sintomas no futuro.
A uroginecologia está em alta no Espírito Santo
Em atual expansão no cenário médico capixaba, a Uroginecologia é uma área de atuação da medicina que estuda o trato urinário feminino, bexiga e uretra, e sua íntima associação com útero, reto e ânus.
Para que serve a uroginecologia?
A especialidade tem foco no diagnóstico oportuno e no acompanhamento dessas condições citadas, como incontinência urinária, infecções urinárias de repetição, prolapsos genitais (útero e bexiga caídos), dor nas relações sexuais, vulvodínea, e outras.
O papel da uroginecologia não se restringe em apenas diagnosticar problemas urinários em pacientes sintomáticas, sendo essencial conscientizar todas as mulheres sobre a importância da eliminação dos fatores de risco para a prevenção dessas doenças.
Dra Fabiana Patrão é médica ginecologista, especialista em Uroginecologia, disfunções do assoalho pélvico, ginecologia regenerativa e Laser
CRM 9786/ES
Siga no Instagram: @drafabianapatrao