Você já pensou que a hora do banho é o único momento em que você tem total privacidade e pode relaxar de verdade?
Justamente por isso que este momento deve lhe proporcionar uma experiência extremamente agradável e relaxante e, para isto, é importante pensar nos detalhes. Sabia que antes de sair para comprar as roupas de banho, é importante considerar algumas características?
Vou te falar quais delas precisamos analisar:
O material, o tipo de fibra do tecido, a gramatura, e o tamanho ideal. Agora, vou explicar para você um pouquinho sobre cada característica destas para, na próxima vez que você decidir investir neste item, o faça com consciência.
Os melhores tecidos para toalhas de banho são os tecidos naturais, feitos de algodão, e tecidos sintéticos, feito de poliéster. A regra é simples: quanto mais fibras naturais o tecido tiver, melhor. Ou seja, prefira toalhas em 100% algodão, que são mais macias e têm alto poder de absorção.
Entre bons tecidos estão o algodão tradicional (encontrado em abundância nas prateleiras – tem alta qualidade, maciez e seca rapidamente), o nanocotton (resultado da aplicação de nanopartículas de amaciante nas fibras do algodão, produzindo um tecido de grande maciez e alto poder de absorção, diminuindo assim a necessidade de amaciante durante a lavagem), o modal (feito a partir da transformação da celulose, resultando uma fibra com alto poder de absorção, brilho e suavidade) e o algodão egípcio (considerado a fibra mais longa que existe e, por este motivo, produz um tecido extremamente macio e de maior durabilidade do mercado – com fibras longas e resistentes, é considerado nobre, extremamente macio, absorve bem e tem alta durabilidade, te acompanhando por anos).
O tipo de fio
O segundo ponto a se analisar é o tipo de fio, que determina se as toalhas de banho serão duráveis ou não, além de serem fatores que impactam na sensação de maciez do item. As opções são:
1) Fio cardado, que não passa pela penteadeira. Assim, o tecido fica com fibras curtas, irregularidades e propenso à formação de bolinhas;
2) Fio penteado, no qual são retiradas as fibras menores e impurezas, gerando toalhas de maior qualidade e durabilidade.
3) Fio simples, as felpas se dobram facilmente, proporcionando um toque macio e delicado;
4) Fio retorcido ou duplo, desenvolvido através da torção de dois fios entre si, gerando um fio de algodão muito mais resistente.
Geralmente usados em toalhas estampadas e em produtos que são muito usados, como peças de hotel. ** Se optar por uma peça colorida, busque na etiqueta pelo fio tinto. Isso quer dizer que o fio foi tingido antes de virar tecido. Dou essa dica porque toalhas pintadas depois ganham aspereza.
Vamos a gramatura?
Afinal, o que é isso? Gramatura é a quantidade de gramas de algodão por metro quadrado. É uma medida de grossura e densidade e pode ser usada para medir também papéis, lençóis, fibras, cobertas e inúmeros outros produtos. Quanto maior for a gramatura, mais maciez e maior poder de absorção de umidade terá a toalha. Uma toalha de espessura média tem gramatura próxima a 350g/m².
Quer uma peça para lá de confortável? Opte por uma de 500 g/m².
Vamos ao tamanho da toalha ideal?
A medida de toalhas de banho fica na média de 70 cm de largura por 140 cm de altura. Se você gosta de artefatos maiores, escolha a partir de 150 cm de altura e 90 cm de largura, que são peças consideradas gigantes. No caso de modelos infantis, a medida também é de 70 cm de largura e 140 de altura. Já a toalha de banho para bebê varia muito de tamanho, indo de 60 cm até 100 cm.
E ai, sabiam de tantos detalhes? Prometo que no próximo texto retomo ao assunto, batendo o martelo com relação a maior dúvida das pessoas: quantas toalhas de banho devemos ter?