Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock
Um Brasil inclusivo e acessível para todos
No encerramento do Datathon: Pessoa com Deficiência no Serviço Público, realizado na sexta-feira 26/07, a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, afirmou que a pauta da pessoa com deficiência deve ser considerada estratégica para o país. O evento foi organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o apoio institucional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
"A pauta da deficiência precisa virar um tema estratégico para todo o país, não é um assunto só para quem tem deficiência ou seus familiares. Essa pauta atinge toda a nossa sociedade. A acessibilidade não é um bem só para quem tem deficiência, ela é um bem coletivo como são as agendas das políticas afirmativas," declarou a secretária Anna Paula Feminella.
Durante uma semana, especialistas na temática da pessoa com deficiência se reuniram na Enap para discutir soluções e estratégias de acesso dessas pessoas no serviço público.
O presidente substituto da Enap, Lincoln Moreira, destacou as ações da Escola em prol da inclusão das pessoas com deficiência. “A gente tem muito orgulho de estar trabalhando na acessibilidade e na assistividade, porque também o serviço público precisa disso no trabalho de capacitação e desenvolvimento de estudos. É por meio desse tipo de trabalho que podemos influenciar o debate,” afirmou.
Dados do Painel Estatístico do Pessoal indicam que o número de servidores públicos com deficiência aumentou de 2,7 mil em janeiro de 2020 para 7,4 mil em fevereiro de 2024.