instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Voz da inclusão

por Feapaes-ES

Rapaz sorri na cadeira de rodas

Crédito: Freepik

Acessibilidade

Google lança centro de acessibilidade no Brasil

Crédito: Freepik

É o primeiro centro de acessibilidade do Google na América Latina

O Google anunciou, na última segunda-feira (26), o início das obras de um novo Centro de Engenharia em São Paulo, que será localizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O local incluirá um Accessibility Discovery Center (ADC), o primeiro Centro de Acessibilidade da empresa na América Latina.

O centro será voltado para inovação, educação e colaboração, com foco na acessibilidade tecnológica. Segundo Bernardo Barlach, gerente de parcerias e relacionamento para Acessibilidade do Google na América Latina, o ADC se diferencia por estar situado no IPT, próximo à Universidade de São Paulo (USP), o que possibilita o desenvolvimento de parcerias acadêmicas voltadas à acessibilidade, além de incentivar pesquisas avançadas na área.

O ADC contará com áreas para exposição de tecnologias assistivas, realização de pesquisas com usuários e workshops, além de atuar como um centro de testes para assegurar a usabilidade dos produtos do Google por pessoas com deficiência. A ideia é promover o uso de tecnologias acessíveis e compartilhar boas práticas.

Bernardo Barlach, que possui deficiência auditiva, destacou a importância de desenvolver soluções em acessibilidade com a participação de profissionais que também têm deficiência, para que as soluções sejam mais alinhadas às necessidades dessa comunidade. O centro reunirá engenheiros, designers e pessoas com deficiência para criar soluções inclusivas.

O Google informou que o objetivo do projeto é também capacitar desenvolvedores, educadores e o público em geral no uso e desenvolvimento de tecnologias acessíveis, além de destacar ferramentas que aprimorem as experiências digitais.

O novo espaço também será integrado ao programa IPT Open, uma iniciativa de inovação que envolve outras 14 empresas, cujos centros também estão localizados na área do IPT. Anderson Correia, diretor-presidente do IPT, afirmou que a parceria com o Google representa uma oportunidade para a pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil.

As obras do Centro de Engenharia do Google devem começar em setembro, com previsão de inauguração para o início de 2026. O acordo entre o Google e o IPT, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo, foi anunciado em fevereiro deste ano, e as obras previstas no acordo serão entregues na próxima semana, segundo a empresa.