instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Voz da inclusão

por Feapaes-ES

Urna-2015-5-e1713532322118.jpg

Eleições 2024

Nova funcionalidade de acessibilidade introduzida na urna eletrônica para auxiliar eleitores com deficiência visual na votação

A nova funcionalidade oferece instruções iniciais e informa sobre o cargo em votação, os números digitados e o nome do candidato escolhido, visando tornar a experiência eleitoral mais acessível.

O nome da assistente virtual é Letícia

A partir das Eleições Municipais de 2024, uma voz sintetizada, denominada Letícia, será incorporada à urna eletrônica para orientar eleitores com cegueira ou baixa visão durante o processo eleitoral. A nova funcionalidade oferece instruções iniciais e informa sobre o cargo em votação, os números digitados e o nome do candidato escolhido, visando tornar a experiência eleitoral mais acessível. Para usufruir desse recurso, os eleitores com deficiência visual devem comunicar sua condição à equipe de mesários ao entrar na seção eleitoral. A equipe habilitará a urna e fornecerá fones de ouvido para serem utilizados na cabine eleitoral. A decisão de implementar essa mudança tecnológica foi tomada pela Seção de Voto Informatizado do Tribunal Superior Eleitoral (Sevin/TSE), em resposta a uma sugestão da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). Além da voz Letícia e do alerta sonoro "pilili" que indica o encerramento da votação, a urna eletrônica conta com outros recursos de acessibilidade, como o sistema Braille e a identificação da tecla "5" do teclado, bem como a apresentação de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela, para informar os cargos em votação aos eleitores com deficiência auditiva. Essas medidas visam garantir a inclusão dos mais de 1,3 milhão de eleitores com deficiência no processo de escolha de representantes, reforçando o compromisso da Justiça Eleitoral com a plena participação de todos os cidadãos no exercício do direito ao voto.