Crédito: Freepik
Crédito: Freepik
A cultura é para todos
O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), uniram esforços para garantir o acesso de pessoas com deficiência aos museus brasileiros.
O anúncio foi feito na terça-feira passada, dia 25 de junho.
Segundo o governo federal, representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Ibram estão articulando o lançamento de um programa nacional de acessibilidade para museus e a construção do Plano Nacional Setorial de Museus.
"Ao disponibilizar recursos de acessibilidade, os museus garantirão que as pessoas com deficiência possam experimentar e interagir cada vez mais com as exposições", afirmou a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.
A presidente do Ibram, Fernanda Castro, informou que o instituto está desenvolvendo iniciativas para ampliar o acesso aos museus. "Estamos trabalhando em parceria para normatizar e garantir que os museus, pontos de memória e prédios históricos sejam acessíveis a todas as pessoas. A proposta envolve formação, fomento, desenvolvimento de políticas públicas e integração com outras áreas do conhecimento para a transformação desses espaços", declarou.
As ações de acessibilidade voltadas a museus devem ser anunciadas na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que reunirá mais de 1,2 mil pessoas em Brasília, de 14 a 17 de julho, para discutir o cenário atual e o futuro da população com deficiência no Brasil.