instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Voz da inclusão

por Feapaes-ES

Estudante com deficiência

Crédito: Freepik

Tecnologia

Startup com curso de tecnologias para pessoas autistas

Crédito: Freepik

As inscrições estão abertas até o dia 30

A startup Adapte, especializada em educação inclusiva, abriu inscrições para a terceira edição do Programa de Cooperação para Treinamento e Emprego de Autistas (CooTEA). O objetivo do programa é capacitar pessoas autistas para o mercado de trabalho, com foco em áreas de alta demanda, como Dados e Inteligência Artificial.

O programa, gratuito e de caráter imersivo e prático, está com inscrições abertas até o dia 30 de agosto, que podem ser realizadas online (clique aqui). A formação terá duração de quatro meses e inclui desenvolvimento de portfólio online, certificação, suporte contínuo e preparação para o mercado de trabalho inclusivo e diverso.

Os candidatos devem ser autistas, ter conhecimento básico em informática e matemática, e acessar a página de inscrição onde deverão fornecer dados como nome, e-mail, telefone, endereço, data de nascimento e CPF. Também é necessário possuir um laudo médico confirmando a condição de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ter acesso a um computador com internet.

O CooTEA visa capacitar os participantes com habilidades técnicas e sociais, preparando-os para carreiras que aproveitam suas competências. Além disso, o programa apoia empresas parceiras na criação de ambientes de trabalho inclusivos, cruzando o perfil dos alunos com as vagas disponíveis.

O fundador da Adapte, Emanuel Santana, destaca que pessoas autistas possuem habilidades que as qualificam para trabalhar com dados e inteligência artificial, como atenção aos detalhes e pensamento lógico. Segundo Santana, ao desenvolver essas competências, os participantes podem se tornar profissionais altamente capacitados, oferecendo novas perspectivas ao setor de tecnologia.

A formação, que começa em 10 de setembro, inclui dez horas semanais de estudo autoguiado, encontros online ao vivo, palestras sobre habilidades comportamentais, workshop de LinkedIn, desafios práticos e acompanhamento via Discord. A turma será composta por 45 jovens autistas.

Os alunos aprenderão sobre Excel, Power BI, Inteligência Artificial Generativa, PowerPoint e Automação Robótica de Processos (RPA), além de desenvolvimento em Low/No Code. A edição conta com o apoio de organizações como Alura, Fundação 1Bi, iFood, Poli-USP, Associação Nacional de Administração (ANA) e Midiaria.