Crédito: Divulgação/ Site da senadora
Crédito: Divulgação/ Site da senadora
A medida visa facilitar o acesso ao voto para pessoas com deficiência
O Brasil terá mais de 1,45 milhão de eleitores com deficiência aptos a votar nas eleições de 2024, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número é o maior já registrado e representa um aumento de 25% em relação às eleições de 2020.
A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) apresentou uma sugestão ao TSE para que as seções eleitorais com acessibilidade sejam divulgadas. O documento (INS 75/2024) já foi encaminhado ao tribunal. A medida visa facilitar o acesso ao voto para pessoas com deficiência, especialmente as que enfrentam dificuldades de locomoção.
Nas eleições deste ano, foi possível solicitar a transferência temporária do local de votação, medida voltada a facilitar o processo para eleitores com dificuldade de locomoção, privados de liberdade de forma provisória ou que estarão trabalhando no dia da eleição, entre outras situações.
Segundo a senadora, essa transferência temporária pode ser útil para eleitores com deficiência que se deparam com locais de votação sem acessibilidade adequada. Ela sugeriu que o TSE amplie a divulgação das seções acessíveis e dos recursos de acessibilidade disponíveis em futuras eleições.
Ainda segundo o TSE, 180.191 seções com recursos de acessibilidade estarão disponíveis nas eleições deste ano em todo o país.