instagram facebook twitter youtube whatsapp email linkedin Abrir

Voz da inclusão

por Feapaes-ES

Cíntia Ortiz e Pablo Ortiz, do BRTerapeutas

Crédito: Arquivo pessoal/ Divulgação

Site conecta famílias atípicas e terapeutas

Crédito: Arquivo pessoal/ Divulgação

Pessoas com deficiência e suas famílias sabem da dificuldade que é conseguir atendimento para as terapias necessárias. Desde a falta de profissionais qualificados ao preço muitas vezes proibitivo, os problemas são diversos.

Quando sabemos da dificuldade, temos um olhar mais apurado ao lidar com ela. A fonoaudióloga Cíntia Santos e o administrador Pablo Ortiz, mãe e padrasto do Léo (que é autista), pensaram numa forma de conectar as duas pontas dessa jornada após uma grande dificuldade para conseguir uma terapia para o Léo.

Daí, surgiu o BRTerapeutas.com.br, que já reúne mais de 2000 profissionais de todo o país. Para explicar um pouco mais da ideia, Voz da Inclusão entrevistou o Pablo. Confira abaixo.

 

Como surgiu a ideia do BR Terapeutas?

A ideia surgiu em 2022, a partir da necessidade de facilitar a conexão entre famílias de pessoas com deficiência e atípicas com terapeutas que soubessem trabalhar com esses públicos específicos. Nossa fundadora é mãe atípica de Leo, autista, 14 anos, e quando o plano de saúde solicitou três orçamentos de determinada terapia específica, por não possuir rede credenciada foi muito complicado consegui-los. Em uma conversa familiar surgiu a ideia da plataforma e do app. Antes da BR Terapeutas, buscar terapeutas especializados dependia de indicações de outras pessoas, redes sociais, internet etc. Hoje são mais de 2000 profissionais cadastrados em todo Brasil e muitas famílias beneficiadas de forma gratuita.

Cintia Santos, nossa fundadora, é fonoaudióloga, tem mais de 20 anos de experiência e observava colegas de profissão com qualificações e agendas de trabalho não completas por dificuldade de captação de pacientes e divulgação de seus trabalhos. Assim, tantos as pessoas com deficiência quanto terapeutas se beneficiam da plataforma.

O foco da BR Terapeutas são os profissionais da saúde (exceto médicos) e educação especial. O objetivo é prestigiar os terapeutas. No caso de médicos, há outras plataformas.

 

2 - Profissionais de todo o Brasil podem se inscrever?

Sim, profissionais de todo o Brasil podem se inscrever de forma gratuita, inclusive detalhando suas formações e expertise. Tanto que o slogan é “BR Terapeutas, encontre atendimento a PCD perto de você.” Como curiosidade, o logo foi desenvolvido no formato para internet por Leo, mostrando que todos podem participar de sua forma.

Nossa grande dificuldade é alcançar mais profissionais de regiões mais remotas, pois a plataforma é 100% gratuita e financiada do próprio bolso. Assim, nosso gasto com propaganda é muito limitado.

 

3 - A procura por profissionais do site é grande?

Em média, são feitos 25 contatos por dia diretamente com os profissionais cadastrados pelo perfil preenchido pelos próprios no site BRTerapeutas.com.br, além de mais de 300 visitas diárias aos perfis dos profissionais da plataforma.

 

4 - Sabemos que as terapias para pessoas com deficiência são caras. Vocês pensam em algo também para famílias carentes?

Tendo em vista que o BR Terapeutas é uma plataforma, o contato é feito diretamente com terapeutas, sem nenhum tipo de interferência da plataforma. No entanto, pensando em auxiliar também o público carente, criamos o site https://www.brterapeutas.com.br/direito/advogado, onde essas famílias podem contactar profissionais que podem acionar planos de saúde ou prefeituras, conseguindo o direito aos atendimentos necessários para o desenvolvimento global de pessoas com deficiência e atípicas. A ideia é ajudar sempre a todos, da melhor maneira possível!

 

5 – Como o profissional interessado pode se cadastrar no site?

O profissional pode se cadastrar no próprio site. É totalmente gratuito e não pedimos nenhum tipo de dado pessoal e bancário, apenas informações sobre o perfil profissional 

 

6 – Alguma mensagem final para o público da Voz da Inclusão?

O objetivo da BR Terapeutas é facilitar a vida da comunidade de pessoas com deficiência, preenchendo uma lacuna importante de mercado não atendida. Como nossa fundadora passou por muitas dificuldades em encontrar terapeutas, queremos melhorar o mundo fazendo nossa parte.