Crédito: Freepik
Crédito: Freepik
Este é o primeiro estudo nacional de frequência do autismo
Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Passo Fundo (UFP), no Rio Grande do Sul, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), aponta que uma em cada 30 crianças no Brasil apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este é o primeiro estudo nacional sobre a frequência do autismo, com resultados que se aproximam de um levantamento realizado nos Estados Unidos em 2020, que identificou a prevalência de TEA em uma a cada 36 crianças.
O estudo foi realizado no município de Coxilha, Rio Grande do Sul, com todas as crianças de dois, cinco e 12 anos. A escolha da localidade foi estratégica, considerando a organização dos serviços de saúde do município, que facilitou o processo logístico, além da proximidade com a universidade.
Para a análise, foi utilizada a escala Mini-TEA, método desenvolvido pela própria universidade. A ferramenta, composta por 48 perguntas direcionadas aos pais ou responsáveis, permitiu otimizar o processo de triagem e reduzir em dois terços a fila de espera para avaliação no estado.