Mequinho Buaiz. Americo Buaiz está sempre presente.
12 ANOS DE VIDA ONLINE
A Coluna HD online está completando hoje 12 anos de atividade ao lado do jornal Folha Vitória, uma parceria honrosa. Gosto sobremodo de ter minha coluna nesse jornal, mesmo porque na Rede Vitória reina o maior respeito editoral e a amizade. Ali só tem gente bacana a começar por Mequinho Buaiz e Fernando Machado, responsáveis por a Coluna HD estar diariamente neste jornal. Estamos juntos há 12 anos e com fé em Deus essa parceria vai longe.
O renomado advogado Carlos Velloso e HD em seu escritório em Brasília.
O Diário, conhecido como jornal da Rua 7, onde começou a Coluna HD. O diretor era Rozendo Serapião.
Prestação de Serviço
Algumas pessoas pensam que a Coluna HD atua somente para falar sobre gente da sociedade e acontecimentos sociais. Não é somente isso. A Coluna HD hoje é eclética: fala sobre turismo, política, empresas e empresários e iniciativas do mundo oficial. Tem mais: ela já prestou relevantes serviços entre nós como a responsável da abertura do Curso de Jornalismo da nossa Ufes (foto), reabertura do museu Solar Monjardim (foto), criou o primeiro suplemento de jornal, cadernos especiais, página de homenagem, fundou a Casa do Jornalista, foi uma das criadoras do Sindicato dos Jornalista do ES e por aí…
Pedra Azul
Uma das iniciativas da Coluna HD também é ligada a Região de Pedra Azul. Quando comecei a frequentar aquela região, uma das mais belas do país, ela era chamada de “Pedreira”. Isso não: como poderia uma região tão bonita ser chamada de Pedreira. Baseado no azul que sempre aparece na Pedra do Lagarto, passei a citar aqui, aquela região, como Pedra Azul e pegou. Outro detalhe, os pioneiros daquela região foram Erling Lorentzen, na época presidente da Aracruz Celulose, hoje Fibria, Eliezer Batista (foto), Otacilio Coser, Jônice Tristão e Arthur Carlos Gerhardt Santos.
Erling Lorentzen e Eliezer Batista, pioneiros da região de Pedra Azul. (foto Cacá Lima)
Palavras de Ministro
Tem certas palavras, certas opiniões, que tornam-se inesquecíveis na vida profissional. Uma delas foi do Ministro Carlos Velloso (foto), na época, presidente do Supremo Tribunal Federal. Depois de amigos e participarmos de alguns acontecimentos, como sua posse ao cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal, ele disse: “Costumo dizer que, se o evento passa pela Coluna Helio Dórea, fica mais importante”.
Personalidades
Nesta edição comemorativa dos 12 anos online desta coluna, não poderia deixar de citar dois nomes de figuras que têm muito a ver com a minha profissão atual. O primeiro é Americo Buaiz, uma das maiores personalidades da história contemporânea do Espírito Santo. Ele sempre desejou que eu fosso atuar em sua TV Vitória. Isso não aconteceu, mais anos depois fui parar, com muita honra, na Rede Vitória/Record, hoje, sob o comando do seu filho Mequinho. Outro, foi Gilberto Abaurre, a primeira pessoa que conheci no Espírito Santo e o primeiro amigo. Eles não estão mais entre nós, mas fazem parte da trajetória no Espírito Santo. Amigos inesquecíveis.
O museu Solar Monjardim reaberto pelo reitor Romulo Penina, sob campanha da Coluna HD. (clique na foto)
HD discursando no ato de assinatura da abertura do curso de Jornalismo da Ufes, entre Gilson Araujo, jornalista Plinio Marchini, vice-reitor Valder Colares e o reitor Alaor Queiroz de Araujo.
Finalizando
Comecei a atuar no jornalismo em 1955. Isso quer dizer: 64 anos como Colunista, recorde nacional. Comecei sem ter nenhuma pretensão, no jornal O Diário, substituindo provisoriamente um amigo. Nessa jornada, vale citar o nome do governador Christiano Dias Lopes Filho que criou o cargo de Chefe do Cerimonial do Governo do Estado e tive a honra de ser convidado por ele para ser o primeiro titular desse posto. Nunca é demais afirmar que para a gente ter sucesso é necessário o apoio dos leitores e parceiros, e entre eles estão os citados abaixo. Os meus agradecimentos.
Flashes
Bom dia
aos leitores desta coluna.
Ailton de Araújo Cerqueira Aloizio Faria de Souza Andrea Cola Ariosto Santos
Aylmer Chieppe Benjamin Gomes Celso Siqueira Clovis Vieira Edilson Duarte
Elcio Teixeira e Carlos Bernabé Emar Batalha Fernando Pretti Francisco Junger Francisco Rocha
Getulio Azevedo Gregorio Repsold Henrique Tommasi Irineu Vasconcellos Ivan Aguilar
Jair Coser José Domingos de Almeida Kamel Moysés Lucas Izoton Maely Coelho
Marlon Vianna (Revista Capa) Martha Paiva Rita Tristão Sergio Rogerio de Castro Valdecir Torezani
Acaps – Associação Capixaba de Supermercados Ademi – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Estado do Espírito Santo Bergi Advocacia Buaiz Alimentos
Centro Educacional Leonardo da Vinci Escritório Machado, Mazzei e Pinho Advogados Federação dos Transportes Grupo Composé
Grupo Le Buffet Grupo M Quintão/Max Cronos Grupo Pio XII de Ensino e Educação Itamaraty Hall McKinley (Família Michelini)
Metron Engenharia Milanez & Milaneze Ricardo Dalla Advocacia Tributária Setpes
Shopping Vitória Sincades Sindamares Sinduscon Usina Paineiras
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória