Ylza e Afonso Bianco, dois nomes expressivos na história contemporânea do Espírito Santo, ambos ligados a medicina e a assistência social. (clique)
Afecc e Santa Rita
Tive a honra de ser amigo e admirador de Ylza Bianco, sempre atuante no mundo social. Ela era casada com o renomado oncologista Afonso Bianco que prestava assistência aos pacientes com câncer na Santa Casa. Ele e Ylza começaram um movimento com apoio de senhoras da sociedade, e criaram em 28 de abril de 1952, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer, a conhecida Afecc. A história continua…
Bruno Chieppe e Leticia Serrão no Tai Motors Open de Beach Tennis. (fotos Leo Gurgel)
Leonardo Campanharo nas areias de Camburi. (foto Marcos Carvalho)
Depois nasce o Santa Rita
A Afecc cresceu muito em sua atividade social e médica, e daí decidiram construir um hospital. Em 1954, a Afecc recebeu a importante ajuda da Central Evangélica da Alemanha e em 1967, o governo do Estado doou um grande terreno para edificação de um hospital. No dia 31 de março de 1970, foi inaugurado o Hospital Santa Rita de Cassia.
Os dois aliados
A Afecc sempre foi e é administrada por uma Diretoria Voluntária, sem nenhuma remuneração. Hoje, a Afecc – Hospital Santa Rita de Cassia é o maior complexo oncológico do Espírito Santo. Vale lembrar a atuação de Telma Ayres à frente da Affec. Atualmente ela é presidida por Marilucia Dalla e o hospital por Carlos Lobato, diretor geral, uma dupla marcante na vida-social-médica do Espírito Santo.
Jorge e Beatriz Abikair com Antonio, adeptos da vida saudável.
Na orla de Camburi
Aconteceu em Vitória, o 3° Tai Motors Open de Beach Tennis, um super evento da modalidade no Estado, nas areias da praia de Camburi. Foram mais de 350 atletas participantes e o público prestigiando o campeonato. Entres os atletas, Juliana Modenese e Claudio Chieppe, Virginia e Virna Bersot, Kamila de Almeida e Gabriel Arantes, Leticia Serrão e Bruno Chieppe, Ivana e Luana Ruy, Amanda Caldas e Pedro Gama, Marilda Cipreste e por aí. Vejam as fotos de Leo Gurgel e Marcos Carvalho…
Teatros em Linhares e Aracruz
A partir de outubro as cidades de Linhares e Aracruz vão contar com dois teatros que poderão receber espetáculos e concertos iguais aos realizados na unidade do Sesi, em Jardim da Penha. Os dois novos ativos, que estão em fase final de instalação, terão um palco mais reduzido do que o da capital, como disse para a Coluna HD, o diretor de Cultura do Sesi, Marcelo Lages.
Clara Biscotto e Luana Ruy no clima do beach tennis.
A sempre atuante Luzia Toledo
Turismo em alta
Aconteceu ontem o 1º Famtour do Espírito Santo, em Vitória, tendo no front Camila Brandão, presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória e a diretora de Turismo, Luzia Toledo. Um evento para jornalistas das cidades polos do nosso Estado, que conheceram ainda mais as belezas e atrativos da nossa ilha.
Flashes
Bom dia
Andrea Pelissari e Ana Maria Coelho
Rogério Coimbra está passando uma temporada no Rio de Janeiro, mas continua participando ativamente do Clube do Jazz, que em fase do momento atual não tem se reunido às terças-feiras como era de costume.
Domingo que passou Larissa Lucio reuniu a família para um almoço em sua residência na Mata da Praia. Seus pais Sonia e João Lucio marcaram presença e a tarde viu a noite chegar.
Cumprimentos especiais hoje da Coluna HD para Moacyr Brotas, Lises Moulin, Giovanna Rosa, Amanda Mathielo e Josué de Oliveira. Eles estão aniversariando.
Para inibir os chamados “sommeliers da vacina”, pessoas que querem escolher qual imunizante tomar na vacinação em massa para Covid-19, o vereador Anderson Goggi apresentou o projeto que determina que o munícipio que se recusar a tomar uma vacina, em razão do fabricante, irá automaticamente para o final da fila.
Os parabéns da coluna a Maria Lucia de Latorre e toda a diretoria da Associação dos Moradores da Mata da Praia, pelo excelente trabalho que vêm efetuando naquele bairro. Presença constante do policiamento e jardins nas alamedas do bairro.
Inovando sempre em seu cardápio, Luciana Serrano tem lançado novos pratos e quitutes variados, em várias recepções que contratam seu serviço de buffet.
O conceituado cardiologista José Aid, periodicamente tem passado finais de semana em Marataízes. em visita aos seus pais que lá residem.
O escritor Reinaldo Santos Neves continua debruçado sobre o novo livro que está escrevendo. Título já tem, “Morte em V.”, que ele espera concluir dentro em breve. O jazz, no entanto, continua a fazer parte de suas distrações nestes tempos difíceis que estamos vivendo.
Paulo Baraona, presidente do nosso Sinduscon, sobre o Taj Home Resort, novo empreendimento da Grand Construtora, chefiada por Rodrigo Barbosa: “Vila Velha tem uma tendência natural de crescimento para o sul, pois tem a Rodovia do Sol, que é um vetor de mobilidade extremamente importante”.
Com o mesmo barulho de quando a atriz Sarah Jessica Parker anunciou que “Sex and The City” teve suas gravações retomadas, ao lado das colegas Cynthia Nixon e Kristin Davis. Milhares de fãs lamentam que Kim Katrall, que vivia Samantha, não está no revival da série.
Mauricio Heitzmann comemorou ontem a inauguração da nova unidade Moto Vix, em Santa Maria de Jetibá. Entre as atrações que marcaram a novidade, uma carreata de moto, seguida de café da manhã e test drive.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória