Em Nova Iorque, Manoela Ferrari em visita à exposição “Tarsila do Amaral: inventando a arte moderna no Brasil” no MoMA
DE NOVA IORQUE PARA A COLUNA HD
“Quero ser a pintora do meu país”. Com essa frase começa a retrospectiva que o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque dedicou no mês de maio à mulher que escreveu essa frase em 1923. Estou falando de Tarsila do Amaral (1886-1973), uma das mais importantes artistas brasileiras. A exposição é uma viagem de ida e volta entre São Paulo, seu Estado natal, e Paris onde estudou na famosa escola internacional Académie Julian. Como sempre acontece em eventos culturais do mais alto nível quem esteve lá para conferir tudo foi minha bonita afilhada Manoela Ferrari.
A anfitriã Carmem Dolores com a arquiteta Marilia Pellegrini e sua mãe Consuelo Gonçalves
Zilda Helal, Celia Colodete e Marilia Celin
Tendências de Milão
A arquiteta Marilia Pellegrini, capixaba que atua em São Paulo e é destaque em revistas como Casa Vogue e Casa Claudia, veio a Vitória para um bate-papo exclusivo sobre a última edição da Semana de Design de Milão, o maior encontro de mobiliário do mundo. Ela veio a convite de Carmem Dolores, Rodrigo e Marcela Souto, e por lá estiveram Zilda Helal, Marilia Celin, Leticia Finamore, Vivian Coser, Larissa Cabral, Juliana Vervloet do Amaral, Maria Tereza Nader, Celia Colodete, Tatiana Coutinho, Roberta Vilela, Juliana Kwak, Ohanna Sgaria, Junior Torezani, Amanda Abranches, Carol Daros, Marcia Flores, Kassio Fontoura, Marcia Paoliello, Cristiane Locatelli, Luiz Berriel, Elaine Lorenzon, Tamara Raizer, Isabela Castello e por aí. (fotos RF)
Opinião positivas
De Alexandre Theodoro: “O processo de inovação acadêmica é o caminho para oportunizar aos alunos uma experiência transformadora, que ultrapasse os muros da universidade”. – De Maria Izabel Braga Ferlin, da Brasisal, “O reconhecimento é o resultado do nosso trabalho e da confiança dos nossos clientes. É trabalhar mais e melhor”. Os dois ganharam o prêmio de Marcas Ícones 2018.
Minha neta Valentina Dórea Lima comemorando seus 18 anos (foto Miguel Dórea)
Angela na Polônia
A talentosa pintora naif Angela Gomes segue terça-feira (5) para a Polônia. Com ela, suas amigas Waldete Barbosa e Clea Lamego. Angela levará 10 trabalhos que estarão expostos no 11º Festival de Arte Naif, na cidade de Katowice, o mais importante do mundo. Está será a segunda vez que ela participa dessa feira e na primeira foi premiada.
Henriquinho
Ainda na festa dos 70 anos de Martha Paiva, encontrei com Henriquinho Tommasi, amigo desde os tempos de solteiros. Ele completou 56 anos de vida profissional e fez questão de dizer que seu estilo de trabalho é acreditar e se fazer acreditar. Ele também se considera determinado e criador de desafios.
Mara Rezende, Eloisa Paiva, Penha Correa e Luzia Toledo, um grupo bacana na festa de Martha Paiva (foto Bruno Menezes)
Carol Lorenzon Siqueira curtindo feriadão no Parque das Hortências ao lado de seus pais Cileia e Celso
Um Celso bem Siqueira
O governador Paulo Hartung costuma dizer com relação ao seu colega Celso Siqueira que o “preservou” por ter se tornado logo cedo um empresário. Por isso não o convocou para os seus governos e assim ele está bem tranquilo, não dependendo de votos e varias campanhas políticas, sempre árduas, sempre cansativas. Detalhe: Celso está curtindo o feriadão em sua casa no Parque das Hortênsias, ao lado da sua mulher Cileia e da sua filha Carol. (foto)
Flashes
Bom dia
Regina Dalla Pagani
Guilherme Weichert é o novo assessor executivo de Leo de Castro, como presidente do Sistema Findes/Cindes. Aliás, Leo tem feito várias modificações na Findes, reforçando sua administração.
Juliana e Francisco Donato, que foram um casal bacana, também aproveitam o feriadão curtindo com as filhas Pietra e Raquel o clima europeu e gostoso de Domingos Martins.
Ariosto Santos, competente cirurgião-plástico, está em São Paulo participando da importante Jornada Paulista de Cirurgia Plástica. Ele levou sua mulher Shirley e os filhos Atrhur e Ariosto Neto para nas horas vagas curtirem a cidade.
Gracinha e Miguel Sarkis, Regina e Sergio Sarkis, Andreia e Adriano Damasceno, Julita e Edilson Petroechi estão curtindo a doce Santa Teresa com seu gostoso clima com temperatura em torno de 16 a 18 graus centígrados. Gracinha elogiou acentuadamente a cidade de onde regressam hoje.
O professor Americo Menezes, aquele bacana que já passou dos 100 anos, continua em plena atividade. Ele aproveita os finais de semana para curtir o seu sitio onde cria tilápias, o seu hoby preferido, gente muito especial.
Esta é do meu chapa Ailton de Araújo Cerqueira: “Se tudo na vida fosse alegria, não daríamos valor a felicidade. As vezes é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir. É preciso sentir saudades para saber o quanto gostamos de alguém”.
O pração Getulio Azevedo, dono das Óticas Paris, declarou à Coluna HD que desde os 16 anos, no seu primeiro emprego, trabalhou no mundo da ótica, daí a sua grande paixão pelo ramo de atividade. Além de empresário ele tem o diploma de técnico de ólica e Contracólogo pela Escola Nacioal de Ótica do Rio.
Gracinha Sarkis regressa hoje de Santa Teresa. Em papo telefônico ela disse que ficou impressionada com a beleza singela da cidade e com o setor logista. “A cidade tem lojas do melhor nível com destacadas grifes”.
Por falar em Santa Teresa, a cidade do jazz, quem nasceu ali foi Paulo Bonino um amigo de longa data. Ele foi autor de belíssimas fotos, exatamente de colibris, a marca daquela bela cidade. Nunca é demais dizer que Paulo sempre foi e é um excelente fotografo.
Ana Paula Castro, aquele talento com artista plástica, está aperfeiçoando o inglês em aulas particulares. Ele já iniciou vários trabalhos, no seu belo estúdio para a Casa Cor 2018, que surgirá em setembro, além de trabalhos solicitados por particulares.
O feriado prolongado termina hoje, mas ainda tem diversão garantida para a criançada no Shopping Vitória, bem em frente ao Outback. Quem for até lá poderá trocar figurinhas de álbuns da Copa do Mundo, curtir pocket-show com um personagem da Macakids e ainda participar de oficinas de pinturas, contação de histórias e teatro.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória