Os relatos de violência sofrido por mulheres no Espírito Santo não são raros. Para ajudar no monitoramento dos casos e tentar evitar novos atos de violência, o aplicativo “Não Me Calo!” mapeia locais considerados inseguros na Grande Vitória.
O aplicativo é parceiro da Rede Vitória e leva a logo do Balanço Geral ES (TV Vitória). Ele foi criado pela professora e artista plástica Geisa da Silva e está disponível gratuitamente na loja do sistema Android. A capixaba decidiu desenvolver a ferramenta após um relacionamento abusivo.
Pelo aplicativo, as mulheres podem saber quais locais são considerados inseguros e ler os registros de violência descritos pelas próprias vítimas. Para isso, basta clicar nos pontos marcados.
Após fazer o download no aparelho e o cadastro no aplicativo, a mulher começa a receber um alerta quando passa próximo aos locais de assédio sinalizados por outras usuárias.
O aplicativo foi criado em julho de 2021 por meio de apoio da Lei Aldir Blanc, com recursos da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Em um ano, são mais de 400 casos denunciados e um mapa sinalizado com relatos concentrados principalmente no Centro da Capital, Jardim da Penha e na região da Universidade Federal do Espírito Santo. Regiões de Cariacica, Vila Velha e Serra também foram marcadas.