Maio 2021
15
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Maio 2021
15
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Impacto no agronegócio

Para os leitores da Agro Business, não é novidade que o mercado de inovação com foco  no campo tem se fortalecido em ritmo considerável. Apenas no ano passado foram US$ 70 milhões investidos em venture capital nesse setor. “A aprovação da legislação é positiva porque a tecnologia é a única alavancagem possível para o agronegócio brasileiro. Estamos vivenciando uma nova onda da revolução agroindustrial”, afirma a advogada especialista em agronegócios, Julia Bastos.

O marco legal das startups é benéfico para um universo de aproximadamente 1200 empresas mapeadas no último censo Radar Agtech Brasil (2020). Nesse sentido, entende-se o enquadramento especial desse tipo de empresa, caracterizada por estar no estágio inicial de desenvolvimento com o objetivo de propor soluções inovadoras para o mercado.

“O agronegócio é carente de soluções digitais e tecnológicas por uma série de fatores que vão da falta de conectividade até o distanciamento existente com o consumidor final, que hoje vem sendo resolvidos por empresas jovens e inovadoras. A lei das startups será literalmente um marco para o desenvolvimento e fomento do agronegócio brasileiro”, conclui a sócia do BEM Advocacia.

A inovação no campo é essencial

Mesmo com os movimentos positivos no segmento, a partir do crescimento das agtechs, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Segundo o Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Censo Agropecuário de 2017, cerca de 70% das propriedades rurais no Brasil não tinham acesso à internet. Por consequência, esse é um dos impedimentos para a adoção e aquisição de informações sobre tecnologias de ponta no campo.

Dessa forma, com a nova legislação e o rápido desenvolvimento das startups rurais, espera-se que a realidade do produtor rural brasileiro seja transformada, com aumento da produtividade e da qualidade dos produtos oferecidos, aliados ao baixo custo de produção.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas