Maio 2021
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Maio 2021
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Destaque nacional

Apesar de representar apenas uma pequena parte da área de colheita do Brasil (0,7%) e pouco do valor de produção agrícola (1,8%), o ES destaca-se nacionalmente em diversos produtos, de acordo com os dados das pesquisas Produção Agrícola Municipal (PAM) e Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), de 2018, realizadas pelo IBGE.

Na agricultura, o estado é o principal produtor nacional de mamão e pimenta-do-reino. Já em relação à bens de origem animal, tem a segunda maior produção de ovos de codorna e a quarta maior produção de ovos de galinha entre as unidades da federação, sendo responsável, respectivamente, por 23,9% e 8,8% do total produzido.

De acordo com estudo realizado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), o ES possui maior relevância nas seguintes categorias:

– Maior produtor de mamão, com destaque para Pinheiros, Linhares, São Mateus, Pedro Canário, Montanha e Sooretama.
– Maior produtor de pimenta-do-reino, com destaque para São Mateus, Jaguaré, Vila Valério, Rio Bananal e Nova Venécia.
– 2º maior produtor de café, com produção de arábica e conilon, e destaque para Linhares, Rio Bananal, Jaguaré, São Mateus e Brejetuba.
– 2º maior produtor de ovos de codorna, com destaque para Santa Maria de Jetibá.
– 3º maior produtor de cacau, com destaque para Linhares.
– 4º maior produtor de abacate, com destaque para Venda Nova do Imigrante.
– 4º maior produtor de ovos de galinha com destaque para Santa Maria de Jetibá.
– 7º maior produtor de banana, com destaque para Itaguaçu, Alfredo Chaves, Linhares, Laranja da Terra e Iconha.
– 7º maior produtor de tomate, com destaque para Afonso Cláudio e Muniz Freire.
– 10º maior produtor de abacaxi, com destaque para Marataízes.

Desafios

Apesar da evolução apresentada nos últimos anos e da representatividade do setor agroalimentar para a economia capixaba, alguns desafios são postos em termos de reflexão pelo estudo. Em primeiro lugar, o Espírito Santo apresenta um enorme potencial de produção de determinados produtos agrícolas, porém estes não alcançam os mercados externos. Santa Maria de Jetibá, por exemplo, é o município do Brasil que possui a maior produção de ovos, tornando o estado o quarto maior produtor. No entanto, segundo dados da Funcex (2019), o estado não exporta ovos nem seus derivados.

Além disso, para atingir todo o seu potencial, ainda é preciso resolver alguns gargalos logísticos existentes e também aumentar a propagação de tecnologias no campo, o que trará ao produtor diversas soluções, tais como: o monitoramento online e em tempo real da produção, permitindo ter dados sobre clima, solo e pragas. Essas ferramentas proporcionarão melhor acompanhamento das operações, o uso mais eficiente dos insumos produtivos e utilização mais eficaz dos maquinários.

Para ter acesso ao documento completo clique aqui.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas