Falta de água pode prejudicar agronegócio em 2021
Nos últimos anos, Linhares era conhecido como o polo moveleiro do Espírito Santo. Agora, o município se destaca como polo de desenvolvimento do agronegócio estadual. Nesse sentido, espera-se que investimentos na ordem de R$ 3 bilhões até o ano de 2023. Do café solúvel à fábrica de sorvetes, os investimentos se diversificam em vários setores.
Assim, um dos principais montantes investidos é o da Companhia Cacique de Café Solúvel, que atua no ramo de café solúvel e já investiu aproximadamente R$ 320 milhões para estabelecer novas bases em Linhares, tornando a cidade como um dos maiores polos para exportação dessa modalidade do mundo.
Com atuação em mais de 70 países em seus quase 60 anos de história, a Cacique possui um portfólio com mais de 150 produtos e tem a sede em Londrina, no Paraná. A forte atuação da empresa no ramo também se dá pela importância da cafeicultura em todo o país. Nesse contexto, a instalação em Linhares não é coincidência, uma vez que o café se tornou um de seus carros-chefes nos últimos anos.
“Além das nossas operações em Londrina, temos agora um novo desafio no Espírito Santo. A intenção é movimentar no estado cerca de 500 a 550 mil sacas de café ao ano. Se fosse comparado a um país, o ES seria o segundo maior produtor de conilon do mundo, atrás apenas do Vietnã”, afirma Elcio Martiniano, gerente de compras e matéria prima da Cacique.
“Além disso, fazendo um estudo rápido num raio de 30 a 40 quilômetros, detectamos cerca de sete milhões de sacas produzidas. Então, para nós, esse é um motivo de orgulho e sabemos que nossa presença ajudará no desenvolvimento do município. Por fim, ainda estaremos perto dos produtores, o que sempre foi um sonho nosso”, acrescenta.
Com a expectativa de iniciar suas operações com a nova fábrica no ES ainda esse ano, a planta da Cacique em Linhares terá capacidade de produzir 14 mil toneladas de café solúvel ao ano.
Por outro lado, apenas na fase de construção, o parque fabril da companhia gera mais de 300 empregos, o que deve ser potencializado com o início das atividades. Por fim, o principal atrativo para os investimentos no município são o seu posicionamento estratégico e a localização no coração do maior estado produtor de café robusta-conilon no Brasil.
—
Esse tema foi destaque no episódio #7 do Programa Mundo Business que tratou sobre o boom de Linhares. Ricardo Frizera conversou com o prefeito Guerino Zanon sobre os investimentos que a cidade tem recebido e o novo ciclo de desenvolvimento da região Norte do Espírito Santo e Stefany Sampaio entrevistou Franco Fiorot, secretário de Agricultura do município.
Juntos, Ricardo e Stefany foram à Cacique e entrevistaram Felipe Muniz e Elcio Martiniano, gerentes da empresa.
Durante a visita, notou-se que além dos fatores naturais, houve preparo da gestão pública para fazer com que Linhares se desenvolvesse e atraísse novos investimentos.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória