Jul 2021
5
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jul 2021
5
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Como seguir esse movimento?

A otimização de métodos de administração de recursos normalmente é seguida de ganhos de eficiência, ou seja, a capacidade de produzir mais com menos, potencializando também os lucros dos produtores. Nesse contexto, a fim de que esse movimento se efetive, a capacitação contínua dos proprietários e colaboradores,  por meio de treinamentos e especializações, é o primeiro passo.

Além disso, com efeito complementar, a adoção de novas máquinas e soluções tecnológicas são fundamentais para potencializar os conhecimentos adquiridos pelos produtores. Isso porque sem ferramentas adequadas para realizar suas atividades, a elevação dos rendimentos e da produtividade torna-se inviável.

“Por outro lado, a gestão aliada à eficiência infere que, nem sempre, quem possui melhor resultado econômico têm desempenhos superiores. Afinal, o empresário rural também deve ser o detentor do controle gerencial da atividade com a máxima redução de custos em tudo que se faz”, afirma o professor doutor Omar Jorge Sabbag, pesquisador em Economia e Gestão do Agronegócio na UNESP.

Cenário promissor

Ao enxergar esse potencial, startups do agronegócio brasileiro buscam soluções inovadoras a fim de aprimorar o ambiente de negócios na zona rural. Segundo o Distrito Mining Report Agtech 2021, das 298 iniciativas mais promissoras nesse segmento, 114 na agricultura de precisão por meio do desenvolvimento de softwares de gestão e análise de dados.

Dessa forma, ao longo dos próximos anos, os agropecuaristas brasileiros estarão bem servidos em termos de ferramentas para melhorar o gerenciamento, manejo e controle de sua produção no campo, potencializando seus rendimentos, produtividade e lucro.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas