Frente fria e estiagem afetam agronegócio no ES
O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira, representando cerca de 27% do PIB nacional. Nesse contexto, o comércio internacional também possui um papel fundamental para o segmento, avançando 25% em junho em relação ao mês anterior e batendo a marca recorde de US$ 12,1 bilhões, segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia compilados pelo Ministério da Agricultura. Mas quais são os produtos mais comercializados no Brasil e no Espírito Santo?
Segundo a Fazcomex, em meio a pandemia, as exportações no ano passado totalizaram, aproximadamente, US$ 210 bilhões, representando queda de 69% em relação à 2019. Dentre os líderes no comércio exterior, estão:
1) Soja
O grão contou com a participação de 14% no total de exportações realizadas no ano passado. Vale lembrar que o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O principal parceiro comercial foi a China, sendo o destino de 73% de toda a soja vendida pelo Brasil. O estado que mais exportou soja em 2020 foi o Paraná.
2) Açúcares e melaços
A quarta colocação no ranking geral e a segunda no agronegócio cresceu cerca 70% em 2020, quando comparado a 2019. A China foi o principal destino, triplicando as compras do açúcar brasileiro no ano passado em relação na comparação anual. Contudo, a exportação 15% do todo foi enviado aos chineses.
3) Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada
A exportação brasileira de carne bovina aumentou uma posição no Top 10 e aparece na 5ª colocação geral e em 3º lugar da lista dos produtos da agropecuária mais exportados. As vendas externas dessas variedades somaram 7,4 bilhões de dólares em 2020. O principal destino foi, novamente, a China, com 55%. Os principais estados exportadores foram São Paulo, Mato Grosso e Goiás, respectivamente.
De acordo com a Fazcomex, o Espírito Santo está entre os 10 estados que mais exportam no Brasil ocupando a 8ª colocação. Ainda, ao contrário do contexto nacional, o principal destino dos produtos capixabas são os Estados Unidos. Dentre os líderes no comércio exterior, estão:
1) Celulose
Esse produto ocupa a 1ª posição no ranking de bens agrícolas exportados no ES e a 5ª no ranking estadual geral. Vale lembrar que o Brasil é um dos maiores exportadores mundiais de celulose, atrás apenas dos Estados Unidos. Nesse contexto, o ES representa 6,8% das exportações totais.
2) Café cru em grãos
O ES exporta seus grãos de café majoritariamente para países árabes. Essa é uma forma de preservar as características do grão até chegar no destino. Ele representa 6% das exportações capixabas de 2019, por exemplo. Assim, esse produto ocupa a 2ª colocação nos produtos agrícolas e a 7ª no ranking geral.
3) Pimenta em grãos
Por fim, ocupando o 3º lugar no agronegócio e o 11º no ranking geral, as pimentas em grãos representam cerca de 0,98% das vendas externas capixabas.
Vale destacar que o ES possui forte potencial no comércio exterior. Nesse sentido, ao evoluir nos problemas logísticos, há ainda mais espaço para aumentar a influência do agronegócio nas exportações. A imagem ao lado representa os produtos que lideram as vendas para os estrangeiros pelo ES.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória