Jul 2021
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jul 2021
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Qual a origem desses movimentos?

Com a retomada econômica ao redor do mundo, os níveis globais de oferta e demanda por diversos produtos vem se ajustando. Nesse sentido, o continente asiático, um grande centro de logística, importação e exportação dos mais diversos bens, passa por uma forte movimentação econômica, pressionando as altas nos preços de serviços, como os de frete marítimo.

Assim, há uma janela de oportunidade para que a parcela do mercado internacional de café dominada pelo Brasil se expanda, visto que os preços mais baixos são um fator de atratividade. Mas ainda há um problema: com Europa e Estados Unidos também disputando os fretes internacionais, a escassez de containers começa a ser observada. Por isso, a fim de lidar com o eventual desbalanço nas cadeias de suprimento, é necessária uma maior qualidade de infraestrutura e logística.

Gargalos são o desafio para o país conseguir consolidar posição

O café possui mercado consolidado ao redor do mundo. Contudo, para se aproveitar desses movimentos, o país enfrenta alguns gargalos. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), as exportações do agronegócio demandam um replanejamento portuário que melhore os arranjos logísticos, otimize os processos, eleve a eficiência, aumente a capacidade e reduza os custos operacionais, garantindo competitividade ao setor.

Nesse contexto, uma das soluções é a busca por maior diversificação dos transportes que escoam a produção e adequação das estruturas portuárias para receber maiores embarcações, ampliando a capacidade na movimentação de cargas, com o objetivo de atender os elevados volumes exportados pelo agronegócio brasileiro. Apesar do cenário atual impor desafios que não serão solucionados no curto prazo, tais medidas podem ampliar a capacidade de vendas externas do país ao longo do tempo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas