Jul 2021
20
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jul 2021
20
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Qual a finalidade desses recursos?

O agronegócio representa cerca de 27% do PIB nacional e, no Espírito Santo, é responsável por 33% dos empregos gerados e contribui em 30% do PIB estadual, sendo a atividade econômica mais importante em 80% dos municípios capixabas.

Assim, os recursos disponibilizados pelo Sicoob poderão auxiliar os agropecuaristas em diversas frentes. Isso porque o montante poderá ser utilizado em auxílio de custeio, investimento, comercialização e industrialização.

Vale ressaltar que nas operações de custeio, estão incluídos o financiamento de insumos, tratos culturais, colheita, beneficiamento e industrialização do produto financiado, além da produção de mudas e de sementes certificadas e fiscalizadas. As áreas de investimento e comercialização abrangem as melhorias que visam impulsionar a produção no campo.

“O cooperativismo é uma das maiores forças do crédito para os produtores rurais, e a tendência é de que essa participação seja ampliada. Prova disso é o aumento no montante liberado pelo Sicoob no Plano Safra atual, passando de pouco mais de R$ 500 milhões no período 2020/21 para R$ 550 milhões este ano”, afirma Bento Venturim, presidente do Sicoob ES.

“Ainda, esses recursos podem ser estratégicos para o produtor rural financiar suas despesas operacionais, investir em maquinário ou mesmo expandir os negócios por meio da compra de lotes de terra. A importância desse crédito agrícola no Brasil está na própria relevância desse setor para o país como um todo”, acrescenta Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo do Sicoob ES.

Empreendedores de todos os portes poderão ser atendidos

Em linhas gerais, qualquer empreendedor do campo poderá acessar esses recursos: produtores de pequeno, médio e grande porte serão atendidos. Para isso, é necessário possuir conta na instituição financeira cooperativa.

Vale destacar que o Sicoob ES tem experiência em atender agropecuaristas nessas demandas; a instituição faz operações de crédito rural em todo o estado e trabalha com variadas linhas de financiamento, possibilitando a aplicação de recursos em todos os segmentos do agronegócio capixaba.

Além de dispor de linhas próprias, o Sicoob ES é o maior repassador do Estado de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) e trabalha também com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas