Cafeicultura inova em modelo de armazenagem dos grãos
Na última quarta-feira (21), a Rio Branco Alimentos, dona da marca Pif Paf, anunciou a compra da Uniaves, maior produtora de frango do Espírito Santo. A empresa sinaliza que esse movimento faz parte de sua expansão na cadeia nacional e internacional do agronegócio. Ainda, indica-se que, já em primeiro momento, a produção de frango após a aquisição deve ser elevada em cerca de 30%.
Hoje, a Uniaves emprega, aproximadamente, 1250 colaboradores de forma direta. Segundo a Conexão Safra que divulgou a notícia em primeira mão e da Companhia, por meio de seu diretor-presidente Ricardo Brunoro, os funcionários estão cientes da venda e não há risco de demissões, apenas realocações, se o grupo comprador julgar necessário.
Na verdade, indica-se que há previsão de contratação de novos funcionários mesmo no curto prazo. Assim, a ampliação das vagas de emprego virá com o aumento na produção. Atualmente, a Uniaves abate 100 mil frangos por dia e, após a concretização da venda, a previsão é de que esse número passe para 180 mil, atingindo a capacidade total da planta industrial. Também foi reforçado pela empresa capixaba que os 80 produtos de seu portfolio não serão alterados pela nova gestão.
Por outro lado, vale lembrar que a Pif Paf atua majoritariamente nas cadeias de produção de aves e suínos. Além disso, ela conta com um mix de produtos que somam em mais de 900 itens, entre carnes, pescados, embutidos, massas, pães de queijo, alimentos à base de plantas, entre outros.
A receita líquida da companhia, que pretende abrir seu capital, alcançou R$ 2,7 bilhões no ano passado.
Agora, a conclusão da operação está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e está sujeita à verificação de outras condições usuais em transações dessa natureza. Por fim, o valor da transação ainda não foi divulgado por motivos de sigilo.
A Agrobusiness seguirá acompanhando os movimentos dessa operação, que impacta diretamente o agronegócio e a geração de emprego e renda no Espírito Santo.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória