O que o ES pode aprender com RO na cafeicultura?
Os brasileiros consomem em média 2,5 quilos de chocolate por ano, isto é, cerca de 16 barras por ano, segundo pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). Contudo, mesmo sendo um doce fortemente presente na rotina dos brasileiros, poucos sabem que a sua matéria prima pode auxiliar no combate e prevenção de algumas doenças. Por isso, confira os benefícios do nibs.
Basicamente, os nibs são o chocolate em sua forma mais pura e menos processada. Nesse sentido, o processo para chegar à essa matéria prima passa por fermentação, secagem, torrefação e trituração das sementes do cacau. Ainda, vale lembrar que para quem é um apreciador de chocolates com intensidade mais amargas, as nibs se encaixam nesse perfil.
Por isso, sem mais delongas, conheça os seus principais benefícios.
1) Anti-inflamatório
A inflamação crônica do organismo é prejudicial e, recentemente, foi associada a doenças cardíacas e diabetes. O aumento da produção de radicais livres é uma causa possível de inflamação crônica, e alimentos ricos em antioxidantes – como nibs – ajudam a combater esse efeito.
2) Aumenta a imunidade
As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes desses grãos podem ter um impacto positivo na saúde imunológica. Dessa maneira, os flavonoides do cacau ajudam a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a melhorar a resposta imunológica geral.
O fruto também pode melhorar a função do tecido linfoide, uma parte importante do sistema imunológico localizada em todo o intestino.
3) Controla os níveis de açúcar no sangue
Estudos liderados pela Universidade de Ciências Médicas do Teerã, no Irã, mostraram que os nibs podem ajudar a regular o controle do açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina, um hormônio que ajuda as células a absorver o açúcar no sangue.
Desse modo, esses são um dos melhores produtos a serem escolhidos para a regulação do açúcar no sangue, pois são ricos em antioxidantes estabilizadores e não contêm açúcar adicionado.
4) Cardioprotetor
O Instituto Nacional de Medicina Integrativa de Melbourne, na Austrália, constatou que os polifenóis presentes nesses nibs podem beneficiar a saúde do coração de várias maneiras.
Foi demonstrado que o cacau reduz numerosos fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta e níveis de colesterol em estudos em humanos.
Uma revisão de 20 estudos comandada pela mesma universidade observou que o consumo de produtos de cacau ricos em flavonoides foi associado a uma redução significativa da pressão arterial.
Também foi demonstrado que a ingestão de cacau melhora a função dos vasos sanguíneos, o fluxo sanguíneo e o colesterol HDL (bom), enquanto diminui o colesterol LDL (ruim) e a inflamação.
5) Consumo liberado de nibs, mas sem exagero
Os nibs contêm os estimulantes cafeína e teobromina. Esses compostos fornecem alguns benefícios à saúde, mas podem causar efeitos adversos quando consumidos em excesso. Por isso, também não peque pelo excesso e ingira com moderação.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória