Como trazer a natureza do agro para dentro de sua casa?
A prefeitura de Linhares anunciou os vencedores da 5ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau. Na “Categoria Linhares”, quem levou o título de campeão foi Emir de Macedo Gomes Filho. Já o produtor Carlos Tatagiba, do município de Cachoeiro de Itapemirim, conquistou o primeiro lugar na “Categoria demais municípios do Espírito Santo” e o “Destaque Estadual” no concurso.
O concurso tem por objetivo premiar, reconhecer e incentivar os produtores de cacau do Estado do Espírito Santo – na cidade de Linhares e em outros municípios – a produzir amêndoa de cacau de qualidade, visando a conquista de um mercado diferenciado, agregando valor à produção e gerando qualidade de vida no campo, além de estimular o desenvolvimento da capacidade técnica das propriedades produtoras com a profissionalização do processo de pós-colheita, na produção de um cacau fino.
Nesta edição houveram 50 amostras inscritas, sendo 29 amostras na “Categoria Linhares” e 21 na “Categoria demais municípios do Espírito Santo”. O concurso conta com a participação de produtores de 10 cidades do Espírito Santo.
Confira a lista de premiados do Concurso do Cacau Capixaba 2021
– CATEGORIA LINHARES
🥇1 LUGAR – EMIR DE MACEDO GOMES FILHO – NOTA FINAL 7,6
🥈2 LUGAR – CARLOS FERNANDO LINDEMBERG (ESPÓLIO) – NOTA FINAL 7,4
🥉3 LUGAR – DÁRIO ANTONIO SPINASSÉ – NOTA FINAL 7,2
🏆4 LUGAR – EDIO RAMOS SCHIMIT – NOTA FINAL 6,7
🏆5 LUGAR – CAROLINA BURNIER PACHECO – NOTA FINAL 6,6
🏆6 LUGAR – MARIA LOSS GAMBERT SCHIAVON – NOTA FINAL 6,5
– CATEGORIA OUTROS MUNICÍPIOS
🥇1 LUGAR – CARLOS TATAGIBA MARTINS – NOTA FINAL 7,7
🥈2 LUGAR – DIEIMES BOHRY – NOTA FINAL 7,3
🥉3 LUGAR – CARLOS ANTONIO ALMENARA PELISSON – NOTA FINAL 6,9
🏆4 LUGAR – IVANIL GOMES DE AZEVEDO – NOTA FINAL 6,8
🏆5 LUGAR – LUIZ ROBERTO GOMES SORESINI – NOTA FINAL 5,9
O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, ressaltou que o concurso, ano após ano, vem ganhando mais força e pontuou as ações que o município desenvolve desde 2017.
“Em 2017 criamos um plano com três diretrizes: recursos naturais; produtividade e qualidade; agregação de valor. E aproveitamos essa oportunidade para assinar o edital do programa de revitalização das áreas produtoras de cacau de Linhares, que tem o objetivo fomentar o setor cacaueiro e potencializar a cadeia produtiva”, explicou Fiorot durante o evento.
A cerimônia de premiação é um encerramento de um ciclo que aconteceu durante todo o ano. Na primeira etapa, a Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares e os escritórios regionais do INCAPER receberam as amostras dos produtores e as codificaram, garantindo a confidencialidade durante todo o processo do Concurso. Na etapa final as amostras foram enviadas para o Centro de Inovação do Cacau – CIC, Ilhéus/BA, e foram avaliadas por uma comissão técnica especializada, composta por Adriana Reis, Laysa Santos, Weslem Martins, do Centro de Inovação do Cacau; Igor Presotti Diniz, da Chocolates Garoto S.A.; Neyde Alice Belo Pereira, da Ceplac, especialistas em qualidade de amêndoa de cacau.
Durante o evento de premiação foi cedido também um espaço para os produtores da Indicação Geográfica do Cacau de Linhares (ACAU), expor seus produtos e derivados do cacau.
O concurso é uma realização da Secretaria de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento, da Prefeitura Municipal de Linhares e da Chocolates Garoto, com o apoio do Incaper, Ceplac, Sicoob, Sebrae, Faes / Senar / SRL, Centro de Inovação do Cacau (CIC), Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE), Acau, Apropeba, Coopercau, Cargill, Kubit e a organização do Instituto Ampliê.
A cidade anfitriã do Concurso, Linhares, representa 80% da produção de todo o Espírito Santo e se destaca não só pelos diversos prêmios recebidos pelos produtores, mas também pelo selo de indicação geográfica, que atesta a qualificação e as características regionais do produto. O cacau é um produto símbolo no município por toda representatividade que tem ao longo da história local.
Cultivado comercialmente há mais de 100 anos, quando foi introduzido no município, o fruto tem forte contribuição no aspecto econômico e social. Além disso, o cultivo é o grande responsável por preservar boa parte da Mata Atlântica ainda existente, por conciliar produção e conservação no sistema de cabruca, termo utilizado para descrever o tipo de prática agroflorestal, no qual maneja culturas à sombra das árvores nativas.
Contudo, não é apenas no município de Linhares que o cacau tem se destacado. Como foi observado no concurso, existem produtores desta cultura em todo estado ultimamente e Agrobusiness espera que em breve possamos voltar para falar mais sobre qualidade e bons resultados dentro da cacauicultura.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória