Conheça as melhores amêndoas de cacau do ES
Em comemoração ao aniversário de 221 anos de Linhares, a coluna Agrobusiness aproveita este espaço e domingo para destacar também a importância de sua agricultura. O município é o maior em extensão territorial do Espírito Santo e está na vanguarda em muitos setores. O cacau, o mamão, o café, o maracujá, a banana e mais recentemente o avanço no cultivo de outras frutas, são as principais potencialidades da agricultura linharense.
Situado no Norte do Espírito Santo, Linhares que teve início de vida político-administrativa dia 22 de agosto de 1833, ocupa hoje uma área de 3.496 quilômetros quadrados, sendo o maior dentre os municípios do Estado.
Contemplado por 69 lagoas, com alta oferta hídrica e terras de boa qualidade, o município é primeiro lugar no Estado na produção de várias culturas e destaca-se na agropecuária – diversificada e moderna. É um grande produtor de leite e o maior produtor de cacau do Espírito Santo. Também produz bastante mamão, cana de açúcar, laranja, maracujá, café, pimenta do reino, banana, coco e outras culturas.
É forte na indústria de móveis, sendo o maior e mais estruturados polo moveleiro do Estado e detém reservas de granito, petróleo e gás natural.
Linhares é um dos mais importantes polos de desenvolvimento do Norte do Estado, reunindo bancos, comércio, indústria e faculdades, além de se destacar no setor de prestação de serviços, em diversos segmentos.
Mas o município também se destaca no turismo, lazer, pesca e nos esportes náuticos. Um de seus principais cartões postais é a Lagoa Juparanã, que tem 38 quilômetros de extensão e contornos lindos. A lagoa conta com praias límpidas e pôr do sol de beleza poética,
Também são lugares aprazíveis: a Lagoa Nova, a Ilha do Imperador, as praias de Pontal do Ipiranga, Povoação, Regência, Degredo, Barra Seca e Urussuquara, a Reserva Natural Vale, a Praça 22 de Agosto, a Igrejinha Velha, o Projeto Tamar (em Regência) e a Cachoeira De Angeli, situada no distrito de São Rafael.
Além de estar na área de influência da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), Linhares foi o único município do ES e um dos três na região Sudeste a obter 10 pontos na 2ª edição da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) do Governo Federal. Apenas 1,2% dos 665 municípios pesquisados obtiveram nota máxima em transparência do setor público.
A composição da nota considera o cumprimento de itens da Lei de Acesso à informação, como divulgação de informações sobre orçamento, receitas, despesas, licitações, obras públicas e remuneração de servidores.
Linhares com isso, têm apresentado aos investidores um mix de infraestrutura de qualidade, recursos naturais abundantes, grau de confiabilidade e bons indicadores de gestão pública.
Dentre as os investimentos mais recentes em Linhares, estão as fábricas de café solúvel da Olam e Cacique, que vai tornar o Espírito Santo o maior polo de produção de café solúvel do mundo em alguns anos. Além disso, foi anunciado um investimento de mais R$ 8 milhões de uma fábrica de sorvetes da Craf Brasil, que promete movimentar o agronegócio da região.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória