Ago 2021
27
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Ago 2021
27
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Agro segue em forte expansão

No último resultado correspondente ao mês de junho, foram originadas 309 mil oportunidades de emprego com carteira assinada. Dentre esse número, a agropecuária foi responsável pela contratação de 38 mil novos trabalhadores. Nesse sentido, o segmento foi o quarto dos cinco analisados que mais gerou empregos.

Por outro lado, na última análise do mês de julho, do total de vagas criadas 25.422 foram geradas pelo segmento de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura. Dessa vez, mesmo com o saldo positivo, o agro teve a menor criação de empregos.

Contudo, esse movimento reflete o momento em que o setor se encaixa. Isso porque no ano passado, o segmento já vinha em expansão sendo o único que cresceu na economia brasileira. Nesse sentido, é natural que outros setores que vivem um forte momento de retomada avancem mais que o agro.

E quais as perspectivas até o fim do ano?

A partir do avanço da vacinação e com a retomada econômica, as expectativas seguem positivas não apenas o setor, mas para toda a economia brasileira. Esse é o movimento que começou a ser desenhado desde o ano passado e que, neste ano, soma aproximadamente 1,85 milhão de empregos com carteira assinada originados.

E esse contexto beneficia diretamente o Espírito Santo, dado que o setor emprega 33% da população economicamente ativa e é responsável por 30% do PIB do estado, sendo a atividade mais relevante em 80% dos municípios capixabas. Com isso, os bons resultados no agronegócio geram mais renda e prosperidade tanto no cenário nacional quanto no estadual.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas