Ago 2021
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Ago 2021
30
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Agro auxiliará no crescimento de setor de transportes

Com projeções de crescimento agrícola em torno de 1,5%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor engata mais uma alta após ser a única frente da economia brasileira que cresceu em 2020 em 2%, contra queda na atividade de 4,1%.

Nesse contexto, com as perspectivas de crescimento, a produção precisa ser escoada, com o objetivo de chegar nos grandes centros de comércio e exportação. E quem realiza esse papel é o setor de transportes que, por consequência, também deve se expandir.

Na prática, esse movimento tende a beneficiar a intermodalidade de transportes, segundo o grupo G10. Isso significa que transportes rodoviários, ferroviários, por navios e por aviões devem seguir esse movimento. Em suma, o país ganha em termos de logística e redução de custos na cadeia produtiva.

Mas os benefícios não se limitam aos transportes

Outros setores da economia também se beneficiam do agronegócio. A pesquisa e o ensino são exemplos desse movimento. Nesse cenário, o Brasil é líder em investimento em pesquisa agrícola na América Latina. Entre 2003 e 2016, houve um crescimento de 46,3% nos gastos com pesquisa e desenvolvimento na área, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa).

E esse impacto não se reflete apenas em território nacional. Hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos, atrás apenas dos Estados Unidos e da Europa, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. A partir dessa lógica, o país lidera exportações em cerca de 30 produtos agrícolas, impulsionando o setor exportador do país.

Por essas razões, podemos concluir: o sucesso do agro é o sucesso do Brasil!

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas