Ago 2021
31
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Ago 2021
31
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

A rede varejista da Coopeavi

Dentre a rede de atendimento no varejo da cooperativa, o supermercado, localizado em Santa Maria de Jetibá, completará um ano de funcionamento em novembro. Além disso, após assumir o posto de Nova Venécia, gerenciado pela cooperativa desde a incorporação da Veneza em 2019, a Coopeavi assumirá as operações, em outubro, de outra unidade para venda de combustível, na cidade de Pinheiros. Ainda, a ideia é iniciar a construção da terceira unidade, em Santa Maria, com lançamento previsto em fevereiro de 2022. Os dois novos postos vão gerar cerca de 30 empregos diretos.

Nesse sentido, embora o quadro social seja majoritariamente de produtores rurais, com relacionamento direto com o universo agro da cooperativa, a Coopeavi vê neste movimento uma estratégia para se manter mais forte no setor de atuação original.

“Financiar o agro é custoso, pois exige estrutura com caixa robusto e ciclo financeiro longo. Para equilibrar isso, o varejo, por sua vez, apresenta ciclo mais curto e necessidade de capital de giro menor, além de trazer melhores margens”, analisa o gerente executivo de Marketing e Novos Negócios da Coopeavi, Daniel Piazzini.

O objetivo da inserção no mercado varejista é continuar financiando o agro, unindo famílias que alimentam famílias. “A ideia é unir a ponta da cadeia produtiva com a família consumidora, ampliando mercado até para os próprios agricultores para comercialização de frutas, legumes e verduras, por exemplo, no supermercado”, completa.

Nesse sentido, para concretizar os investimentos na cadeia produtiva do setor, a previsão é realizar investirmos de cerca de R$ 15 milhões nas unidades da Coopeavi em 2021. Desse modo, 75% deste valor será voltado para unidades vinculadas diretamente ao agro, a exemplo das lojas, fábricas entre outros empreendimentos da cooperativa.

Unidades e horizontes

Organizada em cinco Unidades Estratégicas de Negócio (UENs), a Coopeavi desenvolve sua expertise em áreas até então inéditas em suas atividades, atendendo três horizontes de atuação, sempre com o propósito de agregar valor ao capital dos associados.

O horizonte Agro é atendido pelas UENs Café (armazéns, pontos de compra e torrefação), Insumos Agropecuários (lojas agropecuárias e consultoria técnica) e Produção (fábricas de rações, condomínios de produção, indústria de lácteos, entre outros).

Já o horizonte de Alimentos, que compreende a comercialização dos produtos das marcas Veneza, Pronova e Liva, é direcionado ao mercado varejista B2B e atendido pela UEN Produtos Alimentícios. Por fim, o terceiro horizonte foca em varejo, mas de olho no consumidor final atendido pelo supermercado e postos de combustíveis. Os empreendimentos são geridos pela UEN Bens de Consumo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas