Em meio a estabilidade do PIB agro apresenta recuo
O agronegócio é responsável por 30% do PIB do Espírito Santo e emprega 33% da população capixaba economicamente ativa. Em 80% dos 78 municípios do estado, a atividade é a mais relevante.
Mas além dos números, o agro alimenta famílias e gera renda para grande parte das famílias do ES e do Brasil como um todo. Por isso, te convido para conhecer os produtores e suas atividades no ES em uma exposição fotográfica que ocorre no Shopping Vitória, proporcionada pela Conexão Safra.
“Mãos que Alimentam” é o tema da exposição fotográfica que vai comemorar, de 1º a 30 de setembro, no Shopping Vitória, o mais tradicional do Espírito Santo, os dez anos da Conexão Safra. São 28 painéis com fotos que retratam o agronegócio capixaba e foram publicadas nas edições da revista. A exposição é aberta ao público e acontece no espaço em frente à loja Riachuelo, no primeiro piso.
A ideia é promover a integração campo e cidade em um espaço urbano de grande significado, onde as pessoas vão poder perceber a presença do agro em toda a cadeia de consumo. Vale lembrar que a exposição seguirá todos os protocolos de segurança sanitária por conta da Covid-19.
“É um prazer pra nós poder mostrar na capital para o Espírito Santo todo o orgulho que a gente tem em conversar com os produtores rurais capixabas e contar suas histórias”, convida a editora da “Conexão Safra”, Kátia Quedevez.
“Queremos posicionar o produtor rural como uma pessoa presente nas nossas rotinas, inclusive de quem está nas cidades. Hoje, já contamos essa história por revistas, pelo portal de notícias Conexão Agro, o Anuário e a Safrinha. Todos os projetos que executamos tem os agricultores como protagonistas”, reforça.
A exposição tem o apoio da Suzano, Sebrae-ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos e Shopping Vitória.
Na rotina corrida de quem sempre está na cidade, muitas vezes não há tempo de repensar a função do agronegócio na sociedade. Dessa forma, ao trazer o agro em exposição para a cidade, o evento valoriza a rotina dos produtores rurais do estado, que alimentam as mesas e geram renda para todos no estado.
“Queremos posicionar o produtor rural como uma pessoa presente nas nossas rotinas, inclusive de quem está nas cidades. Hoje, já contamos essa história por revistas, pelo portal de notícias Conexão Agro, o Anuário e a Safrinha. Todos os projetos que executamos tem os agricultores como protagonistas”, reforça Quedevez.
“Quando atuamos em diversos veículos, temos o desejo de mostrar que nada ‘vem pronto’. Há uma rotina de luta por parte dos produtores até o momento que chega aos supermercados. E esse processo envolve cuidado, compromisso e tecnologia”, salienta.
Kátia ainda reforça um convite final, afirmando que em outubro, o grupo levará a exposição para o Pátio Mix de Linhares para que o Norte do estado e o Sul da Bahia possam ver a mesma exposição que está em Vitória. Por fim, o evento chegará em Cachoeiro de Itapemirim em janeiro.
Não deixe de conferir a exposição!
“Mãos que Alimentam” (Conexão Safra)
De 1º a 30 de setembro
Local: Shopping Vitória (em frente à Riachuelo, no 1º piso)
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória