Set 2021
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2021
17
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Os destaques do nicho no estado

Stefany: Qual a importância da psicultura para o estado?

Antônio: Apesar de ser um segmento relativamente novo em termos de tempo, é uma atividade fortemente produtiva. Na prática, os resultados financeiros são relevantes para a quantidade de terras disponíveis para a produção. Além disso, produzimos um produto de proteína animal com alto valor agregado na produção e para a saúde.

Stefany: Antes a produção era realizada na lagoa, mas agora, vocês realizam essa produção dentro de tanques escavados em terra. Quais os motivos para essa mudança de método?

Antônio: Dois principais fatores motivaram a troca. Em primeiro lugar, tivemos uma inversão térmica em nossas águas, que geraram algumas perdas na produção e financeiras. Por outro lado, a população e os turistas começaram a usar as lagoas como ponto de lazer, assim, movemos a nosso local de produção, devido à poluição visual que os tanques em rede causavam.

Assim, esse novo método, além de ser mais ecológico e sustentável, inovamos com os tanques também elevados acima do solo.

Stefany: E como ocorrerão as fases de investimento e de implementação desse novo modelo? Qual será a capacidade produtiva?

Antônio: Nosso desejo era inaugurar ainda esse mês. Contudo, precisávamos atender as exigências ambientais. Além disso, o método é todo automatizado e trabalharemos com menor necessidade de mão de obra. Assim, devido ao nível técnico da produção, o montante investido chegará na ordem de R$ 10 milhões.

Com o modelo de produção focado no conforto do peixe, buscamos uma produção intensiva, com cerca de 100 a 110 toneladas por mês. Hoje, de imediato, focamos em tilápias, mas nossa estrutura nos permite pensar e estudar também outras culturas.

Confira os destaques do quadro Agro Business, no programa Mundo Business!

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas