Deputado Evair de Melo anuncia que governo federal irá zerar PIS e Cofins na importação de milho
Para quem gosta daqueles produtos tipicamente da roça e procura uma opção para curtir o final de semana, a coluna de hoje traz uma dica para você!
Desde quinta feira (16) mais de 200 produtores da agricultura familiar capixaba estão reunidos na Praça do Papa, em Vitória para irão expor produtos típicos de diversas regiões do estado, com valores a partir de R$ 5.
A 16ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo funcionará até hoje, das 10h às 18h, é gratuito e aberto ao público.
As vendas diretas tem acontecido durante os quatro dias de evento segundo a organização, e tem projeção de ao final do dia ter movimentado cerca de R$ 500 mil na econômica capixaba. Na feira estão à venda diversos produtos de artesanato, mel, queijos e biscoitos.
Segundo o analista do Sebrae-ES, Adriano Matos, a feira dá visibilidade e amplia as possibilidades de venda dos produtos capixabas e, com isso, impulsiona a econômica no Estado.
“Muitos produtores rurais fazem a transformação de sua matéria prima em produtos acabados, agregando valor ao mesmo, e esta é a oportunidade para fazerem a comercialização e divulgação desses produtos”, destaca.
Varias associações estão expondo na feira, uma delas é a Associação de Cacauicultores do Espírito Santo (ACAU) que aproveitou o momento para apresentar ao consumidor capixaba a importância de ter um produto certificado por uma Indicação Geográfica (IG) .
Os visitantes poderão conhecer os produtos de agroindústrias familiares, artesãos, empreendedores da economia solidária e produtores de flores de todas as regiões do Espírito Santo.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo, Julio Mendel, a feira valoriza também o trabalho e o empreendedorismo feminino.
“Ao direcionarmos uma área exclusiva no evento para a produção das mulheres, é possível promover a independência financeira dessas que vivem do trabalho no campo. Portanto, a feira se torna vitrine de oportunidade e renda para empreendedoras de todo o estado”, disse.
A organização da feira, apoiada pela Prefeitura de Vitória, Governo do Estado, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes), Feira Estadual das Mulheres Trabalhadoras Rurais – ES (Femtru – ES), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Espírito Santo (Unicafes), desenvolveu protocolos sanitários para garantir a segurança dos visitantes e evitar o contágio pelo vírus causador da Covid-19.
A 16ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo acontece na Praça do Papa, em Vitória e funcionará hoje das 10h às 18h.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória