Seu cafézinho está ficando cada vez mais caro!
O agronegócio é responsável por 30% do PIB do Espírito Santo e emprega 33% da população capixaba economicamente ativa. Em 80% dos 78 municípios do estado, a atividade é a mais relevante. Nesse contexto, o crédito rural é fundamental para manter o funcionamento e a produtividade do setor no estado.
E para desenvolver suas atividades com fácil acesso à crédito, os produtores rurais capixabas podem contar com o Sicoob, que liberará R$ 550 milhões neste ano para atender as demandas dos agropecuaristas.
Assim, no último quadro Agro Business, conversamos com Daliones Ardizzon, gerente do Sicoob Rio Bananal, e Rutieli Giuriatto, especialista do Sicoob Rio Bananal, para entender como as demandas dos produtores podem ser atendidas.
Stefany: Se o produtor chega ao Sicoob necessitando de crédito, qual o procedimento que vocês adotam?
Daliones: Inicialmente, buscamos entender qual a finalidade do recurso que ele deseja obter. A partir daí, a ideia é direcioná-los para a linha de crédito que atende melhor a sua demanda. Geralmente, as principais demandas são: manutenção do ciclo produtivo, investimentos na lavoura ou comprar de equipamentos. Assim, o crédito rural atende esses produtores com taxas mais atraentes, podendo realizar custeio, investimento, modernização e industrialização.
Stefany: Como vocês medem o impacto desses serviços na vida e nos negócios dos produtores?
Daliones: De acordo com dados de 2019, 73% da população de Rio Bananal vive na zona rural e, grande parte dos nossos associados são produtores rurais. Dessa forma, ao atender essas pessoas com o crédito rural, podemos oferecer recursos para financiar seu ano produtivo e impulsionar o agronegócio da região, principalmente em relação à pequenos produtores. Em Rio Bananal, temos duas agências: Santo Antônio e São Sebastião. Disponibilizamos cerca de R$ 46 milhões de custeio no último ano-safra, atendendo 406 famílias por meio desses contratos.
Stefany: Como está o cenário do crédito rural no ES?
Rutieli: Possuímos uma ampla rede de atuação no estado e atendemos também algumas regiões do Rio de Janeiro e da Bahia. Os produtores rurais que desejam investir no campo podem sempre contar com o Sicoob para efetivar esses planos, gerar renda, empregos e qualidade de vida na zona rural.
Stefany: Sabemos da importância do Sicoob na parte financiamento. Mas quais as expectativas para o próximo ano safra?
Rutieli: O cooperativismo é uma força na criação de um ecossistema de crédito e serviços para os produtores rurais. Nossa expectativa é atender e tornar cada vez mais produtores associados a esse sistema.
Vale ressaltar que atendemos todos os portes de produtores, com atenção especial para o pequeno produtor, responsável pela maior participação da produção em nossa região. Ainda, além de linhas próprias, somos o maior repassador do Funcafé e operamos também as linhas do BNDES. Fazer parte dessa história e atuar em um setor que impulsiona a economia capixaba e brasileira é motivo de orgulho para nós.
Acompanhe o quadro Agro Business completo no programa Mundo Business!
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória