Conheça a história do Engenheiro Civil que escolheu voltar ao campo
A banana é a fruta mais consumida no Brasil: os brasileiros consomem em média 25 quilogramas ao ano. Ainda, o faturamento para os produtores gira em torno de R$ 13 bilhões e as exportações batem a marca de US$ 26 bilhões por ano.
E os capixabas são destaque no cenário nacional e internacional, com o maior polo produtor de banana orgânica da América Latina em Cariacica.
Por isso, o quadro Agro Business conversou com o produtor Renato Bianchine, para entender o funcionamento da produção e do beneficiamento desse fruto.
Stefany: Renato, o que te motivou a trabalhar com a banana nessa região?
Renato: Sou filho de produtores rurais e nasci em Iconha, atuando há 11 anos nesse ramo do agronegócio e da banana. Com o tempo, vivemos avanços tecnológicos e conseguimos implementar uma empresa rural na propriedade. Hoje, toco esse negócio com o meu sócio Anderson, na Agro Bianvirc, buscando sempre implementar tecnologia e inovação nos processos para ofertar o melhor produto aos consumidores.
Stefany: À nível estadual, quais os municípios que lideram a produção de banana no estado?
Renato: Temos as regiões produtoras tradicionais do estado, concentradas no Sul, como Iconha, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul e parte de Guarapari. Contudo, esse movimento se expandiu para o Norte e para parcela da região serrana, como Montanha, Pinheiros, Baixo Guandu e Itarana. Com exceção da região serrana com as temperaturas mais baixas, grande parte do território capixaba pode produzir banana ao longo do ano inteiro, dada a adaptabilidade em relação ao clima e ao tempo.
Stefany: E quais são as etapas de produção e beneficiamento da banana?
Renato: Parte da etapa se concentra no manejo da cultura, dando espaço para o crescimento das plantas. Depois da desbrota e da desfolha, chegamos ao processo de cabo aéreo, para transportarmos a produção para a etapa de beneficiamento. Aqui na propriedade, por exemplo, a extensão dos cabos chega a 15 quilômetros. Esse processo evita os danos mecânicos causados à fruta e possibilita o controle da produção ao longo das semanas do ano.
Acompanhe o quadro Agro Business para entender os processos de compromisso ambiental e social na propriedade do Renato!
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória