O papel do agro na sustentabilidade global
O transporte ferroviário é fundamental para a logística de qualquer país. O escoamento da produção beneficia todos os setores, mas principalmente o agronegócio, onde os produtores se encontram no interior do estado ou do país. Nesse sentido, há 46 anos, Colatina viu a ferrovia que passava pela cidade há 70 anos ser desmontada. Contudo, essa realidade deve mudar: o Governo Federal recebeu duas solicitações do setor privado para abertura de novas ferrovias no Sudeste, sendo que uma passará interligando as Linhares e Colatina.
Como uma das pautas principais do Ministério da Infraestrutura, a diversificação dos modais de transporte é fundamental para o país e para o Espírito Santo. A relevância da proposta e da possibilidade de novas ferrovias no estado já encontra sua demanda. Isso porque o agro capixaba é uma força no mercado interno e de exportações. Nesse sentido, novas ferrovias podem reduzir os custos logísticos e atrair mais produtores rurais para a região.
Em Linhares, por exemplo, já observa-se a importância de ampliação dos modais de transporte. O Prefeito Guerino Zanon acompanhou essa semana o primeiro embarque de café solúvel da Cacique para a Ásia. O primeiro contêiner carregado com 21 toneladas de café solúvel produzido no parque fabril da empresa no distrito de Bebedouro, no próprio município.
Esse movimento reflete a demanda por parte das empresas e produtores por novas formas de escoar a produção além da malha rodoviária. Por meio da diversificação e a melhoria dos meios de locomoção para os pontos exportadores, como os portos do estado, é possível reduzir os custos incorridos pelas firmas e produtores, além de movimentar ainda mais este mercado.
A força do agro capixaba se torna evidente em meio a esses movimentos. Não a toa, novas empresas querem investir em ferrovias e empresas de outros ramos se consolidam. E esse mercado deve crescer e demandar mais formas de mobilidade ao longo dos próximos anos.
“Temos certeza de que esse será o primeiro de muitos embarques para todo o mundo!”, destacou Valdeci Tomadon, Gerente de Produção da Planta em Linhares.
“Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para este momento histórico. Agradecimentos especiais também a toda diretoria da empresa por acreditarem e escolherem Linhares para sediar esse grande e importante empreendimento industrial”, disse o prefeito Guerino Zanon.
E com esses movimentos, a demanda por escoamento da produção e evolução da logística será essencial para expandir o interior capixaba, que é uma grande força do agro nacional.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória