Parceria no agro: Coopeavi e Selita somam forças e firmam intercooperação
A Cooabriel revelou neste sábado (06) o nome do campeão do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel-Edição 2021. A edição deste ano recebeu um total de 149 inscritos.
O produtor Edgar Bastianello, de Nova Venécia, foi o grande vencedor da 18ª Edição. Seu café alcançou a pontuação média de 90 pontos, pontuação surpreendente para café Conilon.
A cerimônia de premiação ocorreu em São Gabriel da Palha/ES e reuniu cerca de 250 pessoas, formado por familiares, diretores e equipe da Cooabriel, representantes de empresas parceiras e da imprensa.
O concurso movimentou toda a cafeicultura brasileira, recebendo em Gabriel da Palha pessoas importantes como o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Dr.Silas Brasileiro, diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira e o provador renomado internacionalmente Silvio Leite.
A Cooabriel revelou neste sábado (06) o nome do campeão do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel-Edição 2021. A edição deste ano recebeu um total de 149 inscritos.
A cerimônia de premiação ocorreu em São Gabriel da Palha/ES e reuniu cerca de 250 pessoas, formado por familiares, diretores e equipe da Cooabriel, representantes de empresas parceiras e da imprensa e renomadas autoridades da cafeicultura brasileira.
O sócio Edgar Bastianello, de Nova Venécia, é o vencedor da 18ª Edição do Concurso Conilon de Excelência. Seu café alcançou a pontuação média de 90 pontos. O grão foi produzido no Sitio da Chapadinha, Córrego da Travessia ,Nova Venécia-ES
O segundo lugar saiu para o cooperado Flávio Bastianello que atingiu 88,75 pontos, produzido no Sítio Santa Eliza, Córrego da Travessia, Nova Venécia-ES
Alcançou a terceira classificação, o cooperado Vantuil Xisto Rigo que atingiu 86,50 pontos, com um lote de café produzido no Sítio Dona Arlinda, Córrego Marui, Nova Venécia-ES.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, reforçou a importância da 18ª edição do evento. “Esperamos no futuro olhar para trás e ver que onde estamos hoje é apenas início de uma caminhada. Estamos no caminho certo. O produtor tem que ser reconhecido pelo seu trabalho”, disse.
O concurso movimentou toda a cafeicultura brasileira, recebendo em Gabriel da Palha recebeu pessoas importantes como o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Dr.Silas Brasileiro e a diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira.
“Se não fosse o canéfora estaríamos em dificuldades para a indústria nacional e para a exportação. A produção do Espírito Santo é extraordinária e o trabalho da cooperativa é muito importante. A história do café é bonita e passa por várias mãos e temos que reconhecer a importância de cada um. Os resultados do concurso foram surpreendentes e esse é um momento de reconhecimento”, afirmou Brasileiro.
Também esteve presente o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, que lembrou das origens do Concurso Conilon de Excelência com os fundadores da Cooabriel e os primeiros incentivadores do concurso. “Sempre acreditei que o conilon tinha o mesmo potencial do arábica e agradeço a oportunidade de estar aqui”, disse.
O concurso que foi iniciado em 2003 é uma iniciativa da Cooabriel para elevar a qualidade do café produzido na região de atuação da cooperativa, visando agregação de valor e valorização do trabalho realizado em campo.
“Dário Martinelli deu o passo inicial, o marco zero. Com o tempo houve a evolução e hoje chegamos a notas surpreendentes”, disse Bastianello.
O concurso contou com um jurado especializado com renome internacional. Tendo como Head da prova, o Sr. Silvio Leite, especialista em degustação, classificação e controle de qualidade, com mais de 40 anos de experiência no ramo de café. E também os degustadores: Arthur Caliman , Evair de Melo, Éverton Tales, KJ Yeung, Jaime Amaral, Júlia Partelli, João Paulo Marcate, José Carlos Azevedo, Lucas Louzada, Vanusia Nogueira e Vanildo Págio.
“O fruto do café tem muitas complexidades. A qualidade é uma constante e tem que ter inquietude para que se possa crescer”, disse o professor Lucas Louzada.
Para celebrar o momento, o público foi presenteado com um show surpresa do cantor e compositor Renato Teixeira.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória