Theo, nova tecnologia da Nestlé, dará suporte a produtores de cacau
Ontem (26), Linhares recebeu o maior evento do agronegócio capixaba, que pautou as lideranças que constroem e construíram o setor. Com a primeira edição na capital estadual do agronegócio e apresentação da Apex Partners, o 1º Encontro Agro Business recebeu as maiores lideranças do segmento e pautou temas como a tecnologia e seu impacto na vida dos produtores, o sistema financeiro como alavanca para impulsionar o desenvolvimento do agro, as funções do setor privado na construção de um estado mais próspero e a retomada econômica do agronegócio.
No primeiro painel, tive o prazer de mediar a conversa com quatro das principais startups do agronegócio capixaba e brasileiro: Olho do Dono, Raks, Mwova e Agrai. Por meio das lideranças dessas empresas, Pedro Henrique, Fabianne, Igor e José Eduardo, respectivamente, entendemos como a tecnologia pode fazer a diferença na vida dos produtores.
Desde o acesso mais amplo ao mercado financeiro até a gestão de recursos hídricos, de rebanhos e da comercialização de frutas, verduras e legumes, os produtores poderão contar cada vez mais com a inovação e a tecnologia para aumentar a sua produtividade, reduzir custos e acessar recursos que podem impulsionar as suas atividades.
No segundo painel, guiados por Tiago Pessotti, estrategista-chefe da APX Invest, Nailson Dalla Bernardina, do Sicoob, e Munir Abud, do Bandes, entendemos como o sistema financeiro é fundamental para financiar as atividades no agro. Os produtores rurais, naturalmente, necessitam de recursos financeiros para tomar riscos e iniciar os seus empreendimentos na agricultura ou na pecuária.
Por meio das carteiras bilionários, juntos, Sicoob e Bandes são duas instituições parceiras dos agropecuaristas de todos os portes, impulsionando a atividade econômica no Espírito Santo. Ainda, por meio da modernização e expansão das atividades, ao longo dos próximos meses, os produtores podem esperar ainda mais auxílio do mercado financeiro para gerar emprego e renda.
No terceiro Painel, com a condução de Pedro Ferraço, sócio da Apex e Managing Director da APX Invest, Alexandre Schmidt, Diretor Comercial e de Marketing da Brametal, e com Cláudio Rezende, presidente da Laticínios Damare, entendemos como o agro pode gerar maior prosperidade não apenas para a região de Linhares, mas para todo o ES e para o Brasil.
Isso porque o setor apresenta fortes conexões com outros setores da economia, dentro da indústria e dos serviços, movimentando a atividade econômica à nível nacional. Com isso, é possível construir uma cadeia de geração de valor ampla, inovadora e sustentável, ampliando o bem-estar da sociedade.
No último painel do dia, contamos com a presença de Ricardo Firzera, Head do Folha Business, e Renato Naegele, vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil, para falar sobre a retomada econômica e as perspectivas e potenciais do agronegócio à nível estadual e nacional. Ao falar do cenário de crises na última década, Naegele destacou como o agronegócio passou por esses momentos críticos com forte resiliência, com crescimento setorial do PIB em quase 25%, enquanto outros setores da economia patinaram.
Por outro lado, Naegele falou sobre os desafios do agro e o acesso a serviços financeiros pelo setor, com destaque para o mercado de crédito e o crescimento de sua oferta para fomentar a atividade agropecuarista, além de sua importância para auxiliar no crescimento e nas inovações do setor.
Confira a reprise completa do evento pelo canal da Folha Vitória no YouTube!
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória