Conta Café é a vencedora do Espírito Startups. Mas o que isso significa para o agro?
Nesta sexta-feira (03/12), às 15h00min, Linhares realizará a abertura oficial dos parreirais do Polo de uva do Programa Municipal de Fruticultura. O encontro será na Comunidade São Judas, na propriedade do produtor Giovani Rigoni e contará com a presença do prefeito Guerino Zanon, do vice-prefeito Bruno Marianelli e do secretário municipal de Agricultura Franco Fiorot.
Na programação consta a apresentação do Gruppo Folklorístico do Circolo Trentino di Santa Teresa e a entrega de novas mudas de uva, para ampliação do polo.
Como a primeira colheita, a produção atenderá o mercado local e fomentará o turismo local. A expectativa do programa é chegar ao terceiro ano de produção colhendo 18 toneladas de uva nas mil plantas já cultivadas em Linhares.
“O objetivo do nosso programa de fruticultura é justamente diversificar a nossa agricultura e dar mais uma opção de renda para as famílias do campo. Por isso, demos esses incentivos e criamos polos com bases técnicas, para gerarmos maior retorno econômico a esses produtores”, afirma Franco Fiorot, secretário de Agricultira de Linhares.
Vale lembrar que ao longo dos últimos meses, a Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares vem desenvolvendo uma série de capacitações técnicas para a qualificação dos produtores, antes mesmo de terem iniciado o plantio. Os produtores fizeram duas visitas técnicas na região de Santa Teresa para conhecer as tecnologias de implantação de parreirais e como é realizado o plantio e as variedades que podem ser cultivadas no nosso município.
“Essa colheita simboliza o início dos resultados do polo de uva, que tem uma representação fundamental em termos de sucesso e economicamente, sendo um fato inédito no município. Do ponto de vista das oportunidades, do turismo e do resgate cultural, podemos potencializar os produtores e as belezas naturais da região de São Rafael”, complementou.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória