Lideranças da Damare e da Brametal anunciam expansão e investimentos no ES
No sábado da última semana (27), o primeiro reality show de negócios do Espírito Santo, o Espírito Startups, anunciou campeão da temporada: a Conta Café. Sendo uma das representantes do agro no reality, a startup linharense, representada por Eduardo Bortolini e Flávio Gianordoli, levou para casa o prêmio de R$ 400 mil para investir em mídia e na expansão dos negócios. Mas qual a importância dessa vitória para o agronegócio?
Com o objetivo de trazer soluções tecnológicas para o agro, inicialmente focando no mercado de café, a empresa facilita as operações de barter, já abordadas em nossa coluna. “Inovar é nada mais é que criar uma solução nova, moderna e eficiente. Sou produtor de café conilon no Espírito Santo e um grande problema na comercialização de café é o barter, ou seja, troca de produto por insumos. É uma modalidade de transação antiga e muito interessante, mas ainda enfrenta inúmeros desafios técnicos”, pontua Bortolini.
E, mesmo em meio aos desafios consideráveis, a Conta Café conseguiu movimentar 17 mil sacas de café, representando um montante de R$ 12,5 milhões, já no seu segundo ano de atuação no mercado.
Nesse sentido, o prêmio contribuirá para a expansão do modelo de negócios já validado, para atender produtores de grãos como soja e milho, e também permitir que os produtores troquem sua produção por bens como tratores, terrenos e investimentos.
Com o prêmio, as lideranças da startup destacam que a ideia é aumentar a fatia de mercado e chegar a mais fornecedores de insumos, para conectar mais produtores e lojistas na plataforma.
O agronegócio representa 30% da economia capixaba e a Conta Café, sem dúvidas, contribuiu nessa construção. Mas além disso, como a representante do agro que venceu a primeira temporada do reality, a Conta Café mostra para o Espírito Santo que o setor ainda tem muito a inovar e desenvolver ao longo dos próximos anos. E para concretizar esse movimento, a tecnologia é fundamental.
Além disso, ao incluir os produtores e lojistas no processo, a empresa desenvolve todo o ecossistema do agro, dentro e fora da porteira, fornecendo serviços sofisticados para o escoamento da produção, garantindo mais segurança e eficiência a toda a cadeia.
Por fim, a vitória é uma motivação para que o agro siga inovando e apostando em melhoria contínua dos resultados, por meio da tecnologia que dá apoio aqueles que colocam a comida na mesa dos brasileiros e capixabas!
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória