Dez 2021
10
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Dez 2021
10
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Aumento da demanda por biocombustíveis e pressão de custos

Com a elevação dos preços do petróleo, a gasolina e o diesel já acumulam altas de 41% e 37% na bomba para os consumidores, respectivamente. Nesse contexto, e por depender em ampla escala da matriz rodoviária, os custos de transporte de mercadorias e insumos aumentam consideravelmente para os produtores. Além disso, o “ouro negro” é uma matéria prima básica para a produção de fertilizantes, que tiveram aumentos de preços em mais de 100% neste ano, apenas de janeiro a setembro.

Por outro lado, há um aumento na demanda por biocombustíveis, produzidos pelo agronegócio brasileiro em larga escala, principalmente por meio do milho e da cana-de-açúcar. Nesse sentido, o álcool e o etanol passam a ser saídas para os combustíveis mais “tradicionais”, pressionando os preços desses produtos. Na ponta, tanto o milho e a cana ficam mais caros, quanto todos os combustíveis em geral. Na prática, os produtores também incorrem em custos mais altos, fazendo com que a alta na demanda não necessariamente gere uma margem de lucro maior.

Quais são as expectativas para esse mercado ao longo dos próximos meses?

No fim de novembro, a Casa Branca coordenou com a China, Reino Unido, Índia, Japão e Coréia do Sul uma estratégia de reservas estratégicas de petróleo, com o objetivo de reduzir os preços no mercado internacional. Biden ordenou a liberação de 50 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas dos Estados Unidos, por exemplo.

A decisão surge em um momento em que os preços nos postos de gasolina continuam subindo ao redor de quase todos os países ao redor do globo.

Caso a medida seja efetiva, uma redução nos preços da commodity podem aliviar, de certa forma, os impactos sobre a economia internacional, nacional e sobre o agronegócio. Contudo, para de fato conter esses gargalos, o mundo deve esperar pela retomada dos níveis de produção de petróleo pré-pandemia.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas