Afetados pelo clima, produtores rurais recebem 76% a mais de indenizações de seguro rural
No terceiro trimestre deste ano, por meio do Indicador de Atividade Econômica da Findes (IAE), constatou-se que a economia capixaba cresceu 2,6% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, e 9,8% na comparação com o mesmo período de 2020.
Por outro lado, a agropecuária cresceu 1,6% na comparação trimestral. Contudo, na comparação anual, houve uma queda de 5,5%.
Em meio as quedas em todas as bases de comparação, com exceção das comparações trimestrais, o relatório da Findes e do Ideies destaca que o setor permanece em nível inferior ao registrado antes da pandemia, isto é, até o 4º trimestre de 2019. Nesse sentido, os fatores que motivam esse movimento são similares aos observados a nível nacional.
Na prática, os fatores climáticos, como a falta de chuvas e as geadas, os altos custos, aos produtores com a desorganização da cadeia de suprimentos ao redor do mundo, e a bienalidade negativa do café foram os principais motivos da queda. Com isso, vale lembrar que no acumulado do ano, o agro capixaba apresenta uma retração de 4,6% e, no acumulado dos últimos quatro trimestres, queda de 2,9%.
Destrinchando por subsetor, a agricultura, que representa 66% do agro capixaba, retraiu 3,7% e contribuiu com a queda de 3,6 pontos percentuais (p.p) no setor. Esse movimento foi influenciado pelas quedas na produção de café, pimenta-do-reino, tomate e da cana-de-açúcar, influenciadas pelos fatores do clima.
Por outro lado, a pecuária retraiu 4% e respondeu pela redução em 1,9 p.p na queda total do setor de 5,5% na comparação com o mesmo trimestre de 2020. A bovinocultura, a avicultura e a produção de leite foram as mais afetadas, principalmente pelo encarecimento acumulado dos insumos no ano.
No Brasil, observou-se uma queda de 8% na comparação do terceiro contra o segundo trimestre deste ano. Na comparação anual, o resultado negativo foi ainda mais intenso, com retração de 9%. Assim, constatou-se que os resultados capixabas foram melhores do que o resultado à nível nacional, lembrando que os dados para o Espírito Santo são da Findes e para o Brasil são do IBGE.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória