Dez 2021
20
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Dez 2021
20
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

“Esse pode ser um novo recorde histórico”, diz presidente do CCCV

Para o Presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Márcio Candido Ferreira, se tudo correr bem, o estado poderá registrar novo recorde histórico de exportação de café solúvel em 2021, indo em direção diferente das previsões brasileiras para a exportação total de café solúvel. “O Brasil prevê um cenário apertado para as exportações de cafés industrializados, devido ao pouco crescimento econômico mundial e a elevação dos custos dos insumos”, explica Márcio.

Quanto aos cafés não industrializados, no último mês de novembro o Espírito Santo exportou mais de 125 mil sacas de 60 quilos de café arábica, aumento de 10% em relação a outubro, equivalendo a mais 27 milhões de dólares, o que representa um crescimento de 16% em relação à receita cambial apurada no mês passado.

As exportações de café conilon atingiram um total de 147 mil sacas, menor volume mensal desde maio de 2018, época em que a cafeicultura capixaba ainda sentia os efeitos da estiagem de anos anteriores. Em termos cambiais as exportações de conilon perfizeram uma receita de aproximadamente 18 milhões de dólares, 23% menor na comparação com a receita cambial de outubro.

Os resultados de 2021

No acumulado deste ano, até novembro, o Espírito Santo exportou 929 mil sacas de arábica, o que representa uma receita de 143 milhões de dólares; três milhões de sacas de conilon, com uma receita exportada superior a 284 milhões de dólares; e 371 mil sacas de solúvel, chegando a uma receita de aproximadamente 41 milhões de dólares. No total, a exportação capixaba de café das três variedades no ano de 2021 ultrapassou quatro milhões de sacas gerando uma receita cambial de 468 milhões de dólares.

Por fim, os principais países clientes do Espírito Santo foram México, Estados Unidos, Indonésia, Turquia, Alemanha, Colômbia, Espanha, Argentina, Rússia e Argélia.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas