Safra de fibras e grãos pode bater recorde na safra 2021/22
Gastronomia artesanal, paisagens estonteantes e imersão no campo. Essas são alguns dos principais pontos que o agroturismo capixaba pode oferecer aos viajantes pelas nossas terras. Nesse contexto, as rotas do estado oferecem o clima ideal para passar um final de semana romântico ou em família pelo interior do ES.
Conheça as melhores cidades para usufruir da vida no campo como turista!
Venda Nova do Imigrante
Conhecida como a capital nacional do agroturismo, o município oferece aos seus visitantes o melhor da vida rural. As propriedades, algumas abertas à visitação, produzem queijos, licores, cachaça, socol e cafés dos mais diversos tipos. Algumas das principais atrações são: Morro do Filleti, com 1.100m de altitude, rampa de decolagem de asa-delta e parapente; a Casa da Cultura, um museu com mais de 600 peças que contam a saga da colonização italiana iniciada na cidade em 1892.
Domingos Martins
Com forte influência da colonização alemã, Domingos Martins é uma das cidades com o turismo mais aquecido no estado. Contando com casas de chá e cafés coloniais, o visitante pode ter o contato com o campo e o acesso a produtos caseiros. Além disso, é possível viver uma imersão pelo agro com a participação em colheitas, presença no processamento dos produtos, revivendo a tradição dos imigrantes e cavalgadas pelas montanhas.
Região Metropolitana
Mesmo nos arredores da Grande Vitória é possível curtir um pouco do agro. Na Serra, aos pés do Mestre Álvaro, algumas propriedades contam com a paisagem do agro e a abertura a visitação para degustar comidas típicas e aproveitar passeios a cavalo.
Ainda, em Viana, que contou com a presença de imigrantes italianos, portugueses e alemães, o agroturismo oferece até mesmo atividades radicais como trekking, voo livre, trilhas e motocross. Os sítios da região também contam com uma gama ampla de produtos artesanais e tradicionais. Também, é possível visitar o Museu Ferroviário e as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora de Belém.
Região do Caparaó
Outra localização frequentemente indicada aos turistas do estado são os municípios do estado que integram o Parque Nacional do Caparaó, como Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Ibatiba, Iúna, Irupi e Muniz Freire.
A região conta com uma serra de beleza impressionante e várias cachoeiras que também se integram a cultura do nosso estado, por meio de lendas históricas. Ainda, a região possui ótimos locais de hospedagem e um dos cafés especiais mais bem avaliados do Brasil.
Cruzeiro de Marilândia
Um ponto turístico que também tem sido indicado com mais constância na pandemia, é a Pedra do Cruzeiro, em Alto Liberdade. O local fica a 13km da sede Marilândia e tem mais de 700 metros de altura! A subida até o topo tem 2.166 degraus e a cruz mais recente foi inaugurada em 03/05/1989, com 13,30m que pode ser vista de longe.
Além de um belíssimo lugar que atrai turistas a pedra do Cruzeiro é um local sagrado para os fiéis que sobem a montanha para pagar promessas, fazer pedidos (principalmente chuva em tempos de seca), agradecer graças alcançadas ou somente a passeio.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória