Calo no sapato de produtores em 2021, preços dos fertilizantes darão trégua em 2022?
Atualmente, apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento adequado. Isso quer dizer que os outros 55% são despejados diretamente na natureza, o que corresponde a 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia, segundo dados do Instituto Trata Brasil.
O Espírito Santo, por sua vez, entre os seis estados que mais lança esgoto no meio ambiente sem tratamento, segundo o IBGE. Esses dados ligam o alerta para a necessidade de investimentos na área de saneamento. Atento a esta situação, o Sicoob ES lançou o Projeto “Água Limpa + Saúde”.
A proposta é levar para as propriedades rurais o tratamento adequado do esgoto doméstico, evitando a contaminação dos rios e mananciais, contribuindo com a saúde dos produtores rurais, familiares e com a sustentabilidade no estado.
Para permitir que muitos produtores rurais adotem a ideia do Projeto, o Sicoob ES vai financiar a aquisição de biodigestores, desenvolvido pela Fortlev. O sistema, trata o esgoto por meio de micro-organismos e previne o despejo do material bruto em leitos de rios.
As cooperativas atuantes no segmento agro do estado, como a Coopeavi, Coocafé, Cooabriel e outras, serão parceiras do Projeto.
O equipamento fica acoplado sob o solo, somente sua tampa fica visível, para permitir a limpeza de forma acessível aos produtores. Ainda, o esgoto em tratamento no biodigestor não tem contato com o solo, protegendo a natureza de qualquer contaminação.
“É crescente a preocupação com a saúde e o bem-estar dos produtores rurais e suas famílias. O projeto “Água Limpa + Saúde” reforça a importância do saneamento rural, destacando a instalação de equipamentos como o biodigestor, o tratamento de água, além do seu uso adequado para a eficiência da produção no campo. O Sicoob cumpre seu papel de apoiar os agricultores a garantir a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente”, destaca o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.
O financiamento do equipamento será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob. O produtor poderá financiar o biodigestor em até 36 vezes, sem juros.
Alecsandro Casassi, Superintendente Operacional do Sicoob Central ES estima que a instituição vai financiar o montante de R$ 5 milhões em biodigestores. “Para os primeiros mil equipamentos financiados, o Sicoob fará a bonificação dos juros para os associados que pagarem em dia as parcelas do financiamento. O montante do investimento previsto em bonificação dos juros e de comunicação é de R$ 600 mil”, complementa.
“Esta é mais uma dentre tantas outras iniciativas no campo ambiental e social que o Sicoob desenvolve, o que diferencia é que estamos realizando com vários parceiros cooperativos e a Fortlev, e esperamos a adesão de muitos outros ao longo de 2022, inclusive de prefeituras, pois poderá ajudar a resolver o problema em pequenas comunidades rurais”, conclui o superintendente.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória