Fev 2022
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Fev 2022
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Aumento dos juros pode gerar novos realocações de despesas ao longo do ano

O crédito suplementar foi necessário devido ao aumento dos custos do Tesouro para equalizar os juros, puxado pela alta na taxa Selic nos últimos meses. O recurso saiu do orçamento reservado para pagamento de subvenção nas operações de prorrogação de dívidas do crédito rural.

A equipe econômica deverá realizar novos remanejamentos ao longo desta esta semana para tentar retomar as contratações de financiamento, ao menos, via Pronaf, para os agricultores familiar. Nesse cenário, a Agro Business seguirá acompanhando os rumos dessas movimentações e quais os seus impactos sobre os produtores.

Por fim, cabe destacar que a linha de crédito exclusiva para cerealistas investirem na construção ou ampliação de armazéns é um espelho do PCA destinado aos produtores, mas com valor de contratação limitado a R$ 200 milhões e subvenção de R$ 20 milhões. Ela foi criada pela MP 897/2019, a MP do Agro. Na safra 2020/21, os juros foram de 6% ao ano e prazo de pagamento de 13 anos.

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas